Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais
 

Selo Socioambiental Santa Marcelina ®

APS Santa Marcelina  >  Saúde e Meio Ambiente  >  Selo Socioambiental Santa Marcelina ®

Definir e cumprir uma sistemática de objetivos ambientais é meta de qualquer organização que pretenda praticar responsabilidade socioambiental. O Programa Selo Socioambiental Santa Marcelina® é a ferramenta para a implantação do sistema de Gestão Ambiental da Instituição. Com o intuito de sistematizar, incentivar, monitorar e reconhecer estas ações socioambientais, a implantação do Programa Selo Socioambiental® vem como proposta de um sistema de certificação socioambiental interno, evidenciando as ações para a sustentabilidade desenvolvidas pelos Serviços da Instituição.

O grande objetivo é incentivar todos os equipamentos da Instituição a adotarem boas práticas socioambientais, através de um sistema integrado norteado por diretrizes legais e normativas como a RDC 306/2004, a NBR10004, NR09 e Institucionais, as Orientações Socioambientais (OSA’s). Conforme os critérios socioambientais são atendidos, articulando Saúde Ambiental e Gestão Ambiental, a Unidade vai conquistando Selos. São ao todo cinco Selos que em uma placa disposta logo na entrada da Unidade, vão se somando, em representação ao comprometimento da equipe com os critérios socioambientais. A conquista dos cinco selos expressa o total atendimento da política ambiental da Instituição e aos requisitos socioambientais de normas nacionais como a NBR 16001 e Internacionais como as ISO 14001, ISO 26001.

O desenvolvimento da Unidade rumo à sustentabilidade no Programa Selo Socioambiental Santa Marcelina® é uma alusão ao crescimento de uma árvore. São etapas do Selo Socioambiental:

  • Selo Socioambiental 1 – Semente (Iniciativa)
  • Selo Socioambiental 2 – Broto (Envolvimento)
  • Selo Socioambiental 3 – Muda (Atitude)
  • Selo Socioambiental 4 – Arvoredo (Compromisso)
  • Selo Socioambiental 5 – Árvore (Responsabilidade Socioambiental/ Sustentabilidade)