Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais
 

Gestão Ambiental

APS Santa Marcelina  >  Saúde e Meio Ambiente  >  Gestão Ambiental

Elaborada a Política Ambiental, foi necessário a implantação de um sistema que fizesse valer, acompanhar, mensurar e melhorar continuamente as boas práticas socioambientais. Para isso implantamos um sistema de Gestão Ambiental chamado Programa Selo Socioambiental Santa Marcelina®. Agindo de maneira planejada sobre os aspectos ambientais decorrentes de nossas atividades cotidianas, podemos mensurar e potencializar as ações que melhoram a qualidade do meio ambiente, bem como reduzir a nossa pegada ambiental. Isto inclui processos de compra e contratação de serviços ecologicamente corretos, uso racional dos recursos naturais, até o descarte responsável dos resíduos gerados no processo de trabalho.

Em termos práticos, este conjunto de medidas envolve tanto processos de iniciativa Institucional, quanto o cumprimento de exigências legais. Educação continuada, controle de insumos e recursos como água e energia elétrica, programa de incentivo à erradicação do uso de descartáveis pelos colaboradores e o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS) são alguns exemplos.

O PGRSS nas Unidades da APS Santa Marcelina


Todo estabelecimento que gere Resíduo de Serviço de Saúde deve ter o seu Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde. O PGRSS é um plano integrado, exigido pela ANVISA na RDC 306/2004, que tem como principal objetivo minimizar a geração dos resíduos de Serviço de Saúde, empreender estratégias para que estes sejam separados corretamente e que, ao final do processo, tenham uma destinação final segura e adequada.

Você tem em casa medicamento vencido ou parcialmente utilizado, película radiográficas ou pilhas e baterias usadas? Esses são exemplos de resíduos ligados ao Serviço de Saúde que geralmente temos em casa e que você pode levar em uma Unidade da APS Santa Marcelina para juntos evitarmos causar impactos negativos ao meio ambiente.

Clique aqui e saiba mais.

Veja também nos links abaixo os números, outras ações e depoimentos sobre a Gestão Ambiental da APS Santa Marcelina: