Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais
 

Saúde ambiental

APS Santa Marcelina  >  Saúde e Meio Ambiente  >  Saúde ambiental

A  APS Santa Marcelina atua na Zona Leste de São Paulo, região de São Paulo que mais sofre com as intempéries climáticas decorrentes da impermeabilização do solo e o pouco número de áreas verdes. Em outras palavras a população desta região está exposta à diversas vulnerabilidades ambientais. Essas vulnerabilidades estão diretamente relacionadas as condições climáticas. Em época de estiagem por exemplo, a população, em especial as crianças e pessoas idosas, ficam sujeitas às doenças do trato respiratório, assim como em época de chuvas aumentam as doenças de veiculação hídrica.Por estes e outros motivos, não é mais possível pensar em promoção da saúde e prevenção de doenças sem considerar as variáveis ambientais.

A  Organização Mundial da Saúde (OMS) inseriu em suas prioridades:

  • A preocupação com a exposição das pessoas aos riscos ambientais
  • Promoção de Ambientes Saudáveis
  • Promoção de Hábitos Saudáveis.

PAVS


A implantação do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis – PAVS foi a primeira ação da APS Santa Marcelina pensando nas questões ambientais. O projeto surgiu da parceria entre as Secretarias do Verde e Meio Ambiente (SVMA), Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social (SAS) e Secretaria da Saúde. Nasceu como da vontade em integrar estas três Secretarias e elaborado para ser aplicado nas Unidades Básicas de Saúde com o programa Estratégia Saúde da Família. Pelo sucesso e efetividade das ações, o projeto foi incorporado à Secretaria da Saúde, tornado programa e ratificado na portaria 1573/2011-SMS.G.

O objetivo do PAVS é promover ações de Saúde Ambiental no território de atuação das equipes da Estratégia Saúde da Família articulando com a comunidade, outros parceiros do poder público e sociedade civil organizada. Conheça mais sobre o programa, como e onde participar das atividades e mais informações sobre nossa atuação e histórico do programa clicando nos links abaixo: