Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

UBSs comemoram 28 anos e 07 anos do CAPS IJ

UBSs comemoram 28 anos e 07 anos do CAPS IJ

Ao longo do mês de março, equipes se reunem para celebrar mais um ano de atividade.

No Itaim Paulista, as UBSs Dom João Nery e Parque Santa Marcelina completaram 28 anos de inauguração e prestação de serviço à comunidade e para não deixar a data passar, as equipes promoveram uma celebração com a participação de usuários e profissionais dos serviço.

Na UBS Dom João Nery, o momento festivo foi realizado no dia 12 de março, com a participação de cerca de 30 pessoas e convidados como a religiosa, Ir. Eliene, do Instituto Severino Fabiano para Crianças Surdas. Durante a celebração foi apresentada uma retrospectiva histórica do serviço e o Grupo de Inclusão da UBS animou o momento especial. Na UBS Parque Santa Rita, a celebração ocorreu na manhã do dia 27 com uma simples celebração e a presença do Padre Jair, que realizou a benção dos espaço do serviço, dos profissionais e usuários. Ainda durante a ação, foi apresentado os grupos ofertados pela Unidade e realizado a tradicional partilha do bolo, preparado para a festa.

Em Guaianases, no dia 28 de março, a equipes UBS Jardim Etelvina reuniu representantes da Supervisão Técnica de Saúde, lideres religiosos o território, membros do conselho gestor e usuarios para celebrar seus 28 anos de atividades. Durante a festividade houve apresentação de dança, música, momento de espiritualidade e troca de experiência entre usuarios e colaboradores.

Em Itaquera, o CAPS Infanto-juvenil Cidade Líder, completou 7 anos e no dia 22 de março, reuniu cerca de 100 pessoas entre usuários, familiares e profissionais para celebrar a data.

Durante a festividade, a área do parque do CAPS foi decorado com uma árvore formada de muitas mãos, como uma representação dos trabalhos que é tecido diariamente por usuários, familiares, profissionais e comunidade. “Todos juntos produzindo cuidado e transformação na vida de crianças e adolescentes em sofrimento psíquico.” sinalizou a gerente, Beatriz Rocha.

Sobre os serviços:

Inauguradas em 1991, as UBSs Parque Santa Rita, Jardim Etelvina e Dom João Nery eram unidades tradicionais gerenciadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

No ano de 1996, a UBS Parque Santa Rita foi uma das primeiras unidades do município de São Paulo a receber as equipes de saúde da família, assim como a UBS Dom João Nery, em 1998,  através do Projeto QUALIS/PSF, em parceria com a Casa de Saúde Santa Marcelina.

Ambas as Unidades, atualmente contam com 06 equipes de ESF, que acompanham mensalmente cerca de 6.500 famílias cadastradas, por meio de visitas domiciliares, consultas médicas e de enfermagem, grupos de práticas saudáveis, entre outras ações de promoção à saúde.

Em 2007, a UBS Jardim Etelvina passou a fazer parte da gestão da APS Santa Marcelina, por meio do contrato de gestão da microregião Cidade Tiradentes/Guaianases. Anteriormente de gestão direta pela Secretaria Municipal de Saúde, apenas as equipes de serviço AMA, implantada em 2005, estava sob a gestão de parceria. Atualmente, a Unidade oferta assistencia à população como Equipe de Atenção Básica (EAB), que segue os modos das UBS tradicionais.

Sem comentários

Deixe uma resposta