Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Nota de Esclarecimento sobre Mudanças nas Unidades de Saúde

Nota de Esclarecimento sobre Mudanças nas Unidades de Saúde

Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo esclarece que o processo de debate das diretrizes da Atenção Básica de Saúde não será aplicado de forma imediata. Cada região terá o tempo necessário para realizar seu próprio estudo e propor as mudanças graduais, que serão monitoradas e avaliadas. Tudo está sendo devidamente debatido com a sociedade, através dos conselhos regionais.

Importante ressaltar que nenhum serviço da rede municipal será interrompido sem que antes outro equipamento esteja pronto para substituí-lo. Eventualmente poderá ocorrer a dispensa de alguns imóveis, desde que considerados inadequados para a nova proposta.

“Nenhuma AMA vai ser fechada; ao contrário, muitas delas se transformam em UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). Nós temos que realmente dar a possibilidade de as pessoas se consultarem com o seu médico de família, aquele médico que as conhece, e não um plantonista que está dando pela primeira vez aquele plantão. Então a reordenação é essa: as pessoas vão ser atendidas nos mesmos lugares, mas não mais por um plantonista e, sim, pelo seu próprio médico de família, que conhece todos os seus problemas de saúde”, explicou o secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara.

O objetivo dessa reestruturação é o de caracterizar e melhor integrar os diversos serviços, tomando por referência as necessidades de saúde dapopulação. Serão criadas redes regionalizadas e hierarquizadas deatendimento, em conformidade com o artigo 198 da Constituição Federalde 1988.

Desta forma, cada cidadão saberá com mais clareza para qual serviço se dirigir de acordo com a necessidade de saúde – estarão disponibilizadas todas as informações, como o agente de saúde responsável pela sua área, a UBS de referência, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o hospital, o Ambulatório de Especialidades (AE), entre outras.

Inclusive, o atendimento está sendo ampliado nas unidades, com a contratação de equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Até o final deste semestre, serão contratadas 250 equipes, com médico generalista, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde. E até o final deste ano, a previsão é a de que outras 200 equipes de ESF sejam contratadas.

A Estratégia Saúde da Família é o modelo assistencial da Atenção Básica que se fundamenta no trabalho de equipes multiprofissionais em um território definido. Ele desenvolve ações de saúde a partir do conhecimento da realidade local e das necessidades de sua população. O modelo busca favorecer a aproximação entre a unidade de saúde e as famílias; promover o acesso aos serviços, possibilitar o estabelecimento devínculos entre a equipe e os usuários, a continuidade do cuidado e aumentar, por meio da corresponsabilização da atenção, a capacidade deresolutividade dos problemas de saúde mais comuns, produzindo maior impacto na situação de saúde local.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde-SP

Sem comentários

Deixe uma resposta