Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

II FESTIVAL ESTAMIRA LESTE PROMOVE INTERAÇÃO ENTRE OS USUÁRIOS

II FESTIVAL ESTAMIRA LESTE PROMOVE INTERAÇÃO ENTRE OS USUÁRIOS

Evento reuni serviços e usuários de saúde mental da zona leste para fortalecer o trabalho em rede.

Com objetivo de promover a socialização, integração e fortalecimento entre os serviços de saúde mental da região, durante os dias 11 e 18 de agosto, aconteceu no SESI AE Carvalho, em Itaquera, o 2º Festival Estamira Leste (FEL), reunindo usuários, colaboradores e familiares acompanhados pelos serviços de saúde- Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) infanto-juvenil, adulto e álcool e outras drogas, CECCO´s (Centro de Cooperativa e Convivência), Unidades de Apoio em Saúde Mental e Residências Terapêuticas da Coordenadoria Regional de Saúde Leste (Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, São Mateus e São Miguel Paulista).

Realizado aos sábados, cerca de mil pessoas estiverem presentes, entre eles, usuários e familiares que participaram das atividades esportivas, futebol, jogos de tabuleiro, vôlei, queimada e show de talentos. Segundo a equipe organizadora, o FEL reforça que o movimento contra qualquer tipo de estigma e preconceito. “Nós trabalhadores da saúde mental, atuamos diariamente no rompimento de preconceitos e estigmas que nossos usuários carregam nesta sociedade. E poder realizar o FEL é concretizar mais uma ação que rompe fronteiras, e de fato, atuar na inserção social” destaca Claudia Moraes, membro do Comitê.

O Festival Estamira é uma homenagem à Estamira Gomes de Souza, senhora com distúrbios mentais, que viveu e trabalhou por 22 anos em um aterro sanitário, na cidade do Rio de Janeiro. Com discursos que abordavam problemas sociais, a vida, Deus e o trabalho, principalmente, o destino do lixo das grandes metrópoles, Estamira misturava extrema lucidez e loucura, em suas falas. Faleceu aos 70 anos, no Rio de Janeiro, em setembro de 2011.

Sem comentários

Deixe uma resposta