Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Equipes multidisciplinares da Atenção Primária à Saúde promovem ações de promoção à vida e combate ao suicídio

Equipes multidisciplinares da Atenção Primária à Saúde promovem ações de promoção à vida e combate ao suicídio

Em alusão ao Setembro Amarelo, as atividades reforçam os serviços prestados pelas unidades de saúde para os usuários e colaboradores

Setembro, além de representar outras ações ligadas aos cuidados com a saúde, é o mês de promoção à vida e prevenção ao suicídio.

Pensando nisso, dezenas de unidades da Atenção Primária à Saúde (APS), do Santa Marcelina Saúde, estão promovendo atividades com o objetivo de acolher e cuidar dos pacientes e colaboradores.

AMA/UBS José Bonifácio III

Preocupados com as condições em que os pacientes chegam para os atendimentos, a equipe de enfermeiros e médicos da Assistência Médica Ambulatorial (AMA) e Unidade Básica de Saúde (USB) José Bonifácio III, promoveram, nesta sexta-feira, 9, uma recepção acalorada e cheia de afeto.

Com um cartaz oferecendo um abraço aos usuários que sofrem de depressão ou ansiedade, os profissionais entregaram, como um gesto de carinho, uma rosa amarela e proferiram palavras de apoio, além, é claro, de orientá-los sobre como o sistema de saúde da atenção primária pode ajudá-los a recuperar o desejo de viver, garantindo uma vida com qualidade.

Para a médica clínica da unidade, Michelle de Oliveira, a pandemia acabou distanciando as pessoas, principalmente no que diz respeito ao toque. E que o abraço, neste momento, significa um recomeço após tantas lutas, medos e perdas.

AMA/UBS Sítio Casa Pintada

Ainda nesta sexta-feira, de forma integrada, a Assistência Médica Ambulatorial (AMA) e Unidade Básica de Saúde (USB) Sítio Casa Pintada deu início às atividades voltadas ao Setembro Amarelo com os grupos de Práticas Integrativas Complementares (PICS) e o Centro para Criança e Adolescente (CCA).

Foram realizadas palestras com profissionais da psicologia e, com a participação da Comissão Interna do Carisma, dinâmicas e reflexões quanto aos sinais de alerta e valorização da vida.

Para a gerente da unidade, Renata Cabral de Mello, essas atividades são essenciais para a identificação precoce da depressão e realização dos cuidados de saúde aos usuários e colaboradores. ‘’A prática da tolerância, empatia, o olhar ampliado e o diagnóstico precoce podem prevenir o suicídio e promover a vida’’.

Onde encontrar ajuda

Se precisar de ajuda, procure apoio em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo telefone 188.

É importante ressaltar que compete à atenção primária da saúde identificar os casos, avaliar os riscos e encaminhar o paciente para a rede de saúde mental.

Viver é a melhor escolha!

Sem comentários

Deixe uma resposta