Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Como você pode prevenir acidentes de trabalho?

Como você pode prevenir acidentes de trabalho?

Neste sábado (27) é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, um marco histórico na luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e inclusão de medidas necessárias que auxiliam as empresas e seus colaboradores na promoção de ambientes mais seguros.

Com a finalidade de refletir como os processos de trabalho influenciam na saúde funcional e acidentes, a data ainda busca intensificar a responsabilidade dos envolvidos na melhoria dos ambientes de trabalho e a importância do trabalhador na identificação de risco para sua atuação diária.

De acordo com o Ministério de Saúde, entre 2007 e 2017 foram registrados 1.324.752 casos, caracterizados entre acidentes de trabalho e doenças relacionadas ao trabalho.

Nos serviços de saúde da APS Santa Marcelina, a área de Engenharia de Segurança do Trabalho (EST) tem registrado cerca de 269 casos de acidentes de trabalho, neste primeiro semestre de 2019. Entre os  mais frequentes estão acidentes com perfuros cortantes e as quedas.

Para isso, as ocorrências são notificados à EST e em conjunto com as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA), compostas por profissionais multidisciplinares e responsáveis em motivar as equipes de saúde para as práticas de prevenção de acidentes de trabalho, discutem e implementam melhorias para reduzir novos caso e promover um mais ambiente adequado.

“A incorporação das boas práticas de gestão de saúde e segurança no trabalho contribuem para a proteção dos profissionais contra os riscos presentes. O intuito é prevenir e reduzir os acidentes e doenças dentro das organizações”, reforçou o Técnico de Segurança do Trabalho, José Junior.

E para evitar os riscos de acidentes dentro e fora desses ambientes de trabalho, a EST recomenda algumas boas práticas que apoiam na qualidade de vida laboral, que devem ser adotar por todos os profissionais:

  • Utilize os equipamentos de proteção interno (EPI), ofertados pela sua empresa;
  • Atualize-se sobre as normas de Segurança do Trabalho e sigas as orientações;
  • Utilize calçados adequados com solado derrapantes;
  • Redobre atenção ao transitar por vias com desniveis e difil acesso;
  • Respeite as sinalizações e isolamentos;
  • Utilize corrimão ao subir e descer escadas e rampas;
  • Evite transitar sozinho(a), por locais perigosos;
  • Evite distrações e o uso de aparelho, enquanto caminha;
  • Participe e intensifique as orientações da CIPA;
  • Pratique a sua segurança todos os dias!
Sem comentários

Deixe uma resposta