Os centros de Atenção Psicossocial são equipamentos estratégicos da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS. Sua missão deve ser olhada de dois pontos de vista: um dos usuários do serviço e suas famílias e o outro para com o território no qual estão inseridos.
Do ponto de vista da assistência aos usuários e suas famílias oferecemos cuidado especializado e intensivo para pessoas com transtorno mental grave. A equipe do serviço é composta de várias categorias profissionais que atuam de modo inter e transdisciplinar, favorecendo que os projetos terapêuticos dos usuários possam englobar, não só a melhora de sintomas, mas sim, a reabilitação psicossocial do sujeito. Atingindo as esferas de participação social (autonomia para as atividades de vida prática, participação em atividades de lazer, educação, trabalho e outras formas de geração de renda).
Para o território no qual está inserido, o CAPS tem a função de apoiar a constituição de uma rede integrada para o cuidado de casos mais complexos e também auxiliar no desenvolvimento de competências/habilidades no cuidado em saúde mental para todos os tipos de equipamentos de saúde, a fim de que o usuário receba cuidado adequado em qualquer ponto da rede que acessar. A intersetorialidade é outro foco do serviço, que busca a articulação com os setores de educação, assistência social, trabalho, etc.