A Estratégia Saúde da Família (ESF) é o modelo assistencial que visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde.
A ESF no município de São Paulo é composta por uma equipe multiprofissional, sendo no mínimo: 01 médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; 01 enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; 02 auxiliares de enfermagem e 05 agentes comunitários de saúde. Tendo equipes acrescentadas de profissionais de Saúde Bucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.
A equipe multiprofissional atua em um território limitado e desenvolve ações de saúde a partir do conhecimento da realidade local e das necessidades de sua população. Diariamente, ocorrem as visitas domiciliares às famílias cadastradas do território, principalmente gestantes, menores de 05 anos, diabéticos e hipertensos.
Cada equipe tem como responsabilidade o acompanhamento de 01 mil famílias, o que potencializa o vínculo entre equipe e usuários, o cuidado continuo, a capacidade de resolutividade dos problemas de saúde mais comuns e maior impacto na situação da saúde local.
NASF- NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA
Tem a proposta de apoiar as equipes de saúde da família na busca de resoluções mais efetivas à complexidade dos problemas de saúde encontrados no território. Suas ações estão pautadas pelo acolhimento ao usuário e ao trabalho de humanização da atenção, para o desenvolvimento coletivo de ações que integrem políticas sociais, educação, esporte, cultura, trabalho e lazer. Trata-se de mais um espaço destinado à prevenção de doenças e promoção da saúde, já que incentiva a prática de atividades esportivas, lúdicas e terapêuticas.
Sua equipe é formada por educador físico, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, entre outros.