
Bicicletada da Saúde das UBS’s Jardim Lapena, Santa Inês e União de Vila Nova encerra a Semana da Mobilidade 2025
Realizada mensalmente, iniciativa une colaboradores e pacientes do território em um passeio saudável e sustentável
Na última sexta-feira (26), a nutricionista Mariana Soares e os educadores físicos Rafael Freitas e Elimar Gonçalves, profissionais da equipe multidisciplinar das unidades de Atenção Primária à Saúde do Santa Marcelina (UBSs Jardim Lapena, Santa Inês e União de Vila Nova), realizaram mais uma edição da Bicicletada da Saúde. A ação marcou o encerramento das atividades da Semana da Mobilidade 2025, realizada pela Prefeitura de São Paulo por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Com o objetivo de promover a integração entre as unidades e a população do território, a iniciativa reúne mensalmente colaboradores e moradores da região para um passeio de bike até o Parque Ecológico do Tietê, em um percurso de cerca de 10 km.
A ação, além da prática de atividade física, possui um momento de aprendizado, onde os profissionais orientam os participantes sobre um tema da área da saúde. Neste mês, o foco da bicicletada foi a campanha “Setembro Amarelo”, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental e a prevenção do suicídio.
“Uma vez por mês fomentamos esse exercício para melhorar o convívio e a integração nas unidades. Precisamos quebrar um pouco a visão de que só um carro, uma moto ou um ônibus podem nos levar aos lugares. Uma bicicleta, um patins ou um patinete também nos levam aos locais da mesma forma, mas de maneira mais saudável. Além de fazer bem para saúde, essa prática é benéfica para o meio ambiente e não polui”, afirmou Lucas Albino da Silva, agente de promoção ambiental da UBS União de Vila Nova.
Veja algumas imagens da Bicicletada da Saúde: