
Abril pela Segurança do Paciente foi tema de encontro no Santa
Para promover discussões e ações voltadas à ampliação do acesso do usuário aos serviços de saúde, garantindo um cuidado seguro, equitativo, contínuo, centrado nas necessidades dos pacientes, o Santa Marcelina promoveu, durante o mês de abril, dois encontros para debater este tema tão importante: um encontro on-line, no dia 16/04, com o tema: Notificação de Ocorrências e, no dia 25/04, o evento foi presencial, no auditório Luigi Biraghi, da FASM.
A segurança do paciente é um dos pilares fundamentais para garantir qualidade e eficácia nos serviços de saúde. Em 2025, a campanha “Abril pela Segurança do Paciente” tem como tema “Mais Acesso e Cuidado Integrado”. O objetivo é promover discussões e ações voltadas à ampliação do acesso do usuário aos serviços de saúde, garantindo um cuidado seguro, equitativo, contínuo, centrado nas necessidades dos pacientes.
No encontro presencial, por meio de três rodas de conversas, foram discutidos temas como: comunicação aberta, trabalho em equipe, segurança como prioridade da organização, integração da rede e a otimização das filas de cirurgias, integração da rede e a atuação da Comissão da Humanização e integração da rede na linha de cuidado de saúde mental.
Além disso, foram pautadas as ações para reduzir as barreiras no acesso à saúde, fortalecendo a continuidade do cuidado e promovendo melhores desfechos clínicos, bem como para garantir a segurança nas transições assistenciais e a tecnologia em saúde – que é utilizada para otimizar os fluxos assistenciais e melhorar a comunicação entre as equipes – , e a mobilização que incentiva ainda a participação ativa do paciente na promoção de sua segurança e bem-estar.