Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Unidades ofertam ações em prol do “Outubro Rosa”

Unidades ofertam ações em prol do “Outubro Rosa”

Os serviços de saúde da APS Santa Marcelina, durante todo o mês de outubro, mobilizaram mais de 5 mil mulheres com ações de saúde destinada a prevenção contra o câncer de mama e outras doenças relacionadas à saúde da mulher.

Em alusão ao “Outubro Rosa”- campanha internacional de combate ao câncer de mama, as equipes  intensificaram nas comunidades locais ações de prevenção e promoção de saúde, onde foram ofertadas  palestras sobre os cuidados básicos com a saúde, consultas médicas, grupos educativos, coletas de exame, entre outras ações.

São Miguel

Os serviços AMA Parque Paulistano, AMA/UBS Jardim Helena, UBSs Jardim Lapenna, Nitro Operária, Thérsio Ventura, se organizaram para promover atividades educativas sobre a saúde da mulher em seus territórios. Na programação dos serviços foram ofertadas rodas de conversas, orientações para o auto exame da mamas, coleta de exames e testes rápidos.

Um destaque foi na UBS Jardim Lapenna, que reuniu mulheres para contar sua experiência em vivenciar o diagnóstico e a luta contra o câncer de mama.

Guaianases

As UBSs Guaianases I, Cosmopolita, Jardim Soares, Santa Luzia, Jardim Aurora e o AMA Juscelino Kubitschek promoveram uma série de ações. Entre as ações estavam, mutirões para coleta do exames, orientações domiciliares, momento de auto cuidado e sensibilização e prevenção à violência doméstica.

Itaim Paulista

As equipes do PA/ UBS Atualpa, UBSs Jaraguá, Parque Santa Rita e Vila Curuçá organizaram uma caminhada com foco na saúde feminina. No PA/UBS Atualpa as ações foram integradas, palestras sobre o exame de mamografia e os principais cuidados envolvendo a saúde da mulher foram ministradas pelos profissionais dos serviços. Nas UBSs Parque Santa Rita, Dom João Nery e Jardim Indaiá e no Hospital Rede Hora Certa as usuárias foram acolhidas na sala de espera, aonde receberam orientações de como cuidar e prevenir a doença.

Com foco em envolver a comunidade na promoção a saúde, o CER Jardim Camargo Novo e a UBS Integral Jardim Nélia, também, organizaram atividades diferenciadas – uma dinâmica para conscientização sobre a importância do auto cuidado e um quizz cultural foi realizado pela equipe do CER Camargo Novo, sob orientação do psicólogo da equipe Willian Silva Viana. No Jardim Nélia, a equipe promoveu o concurso Miss Outubro Rosa com a participação de 40 usuárias.

Itaquera

Na região diversos serviços realizaram ações de saúde com objetivo de conscientizar e atingir as mulheres das comunidades assistidas. Nas UBSs Gleba do Pêssego, Santo Estevão e Santa Terezinha, além da coleta de exames de rotina feminina, foram intensificadas as orientações nas visitas domiciliares e organizado momentos de auto cuidado e orientações de saúde. No caso da UBS Gleba do Pêssego, a equipe promoveu uma campanha de conscientização para as usuárias que estavam com exames em atraso e um SARAU com experiências vividas pelas usuárias. Já na UBS Santa Terezinha foi realizado o “Dia D”, onde foram solicitados 48 exames de mamografia e 04 casos suspeitos da doença, que foram encaminhados e serão acompanhados pela Unidade.

A equipe do CAPS Infanto-juvenil Cidade Líder, as mães dos usuários participaram de uma roda de conversa para incentivar os cuidados com sua saúde. Na AMA Especialidades e nas AMA/UBS Integradas Vila Itapema, Parada XV de Novembro, José Bonifácio I e Jardim Brasília também foram organizadas atividades como caminhada, palestra em salas de espera, grupos de discussão e estímulo a usuárias e colaboradoras para realização de exames de rotina e acompanhamento de sua saúde.

Cidade Tiradentes

Nas UBSs Jardim Vitória, Carlos Gentile, Gráficos, Ferroviários, Prestes Maia e a AMA/ UBS Integrada Fazenda do Carmo as usuárias que passavam em atendimento, durante o mês, foram acolhidas em sala de espera e participavam das orientações ofertadas pelas equipes.

Na UBS Ferroviários, por exemplo além das palestras durante o mês a Unidade realizou o “Sábado da Mulher” com solicitações de exames, atualização da caderneta de vacina e ações de auto cuidado. Com esse movimento, a equipe da UBS identificou um caso suspeito no exame de mamografia e realizou os encaminhamentos necessários.

Diante de várias ações realizadas e intensificadas no mês de outubro as Unidades da APS Santa Marcelina acompanham e acolhem diariamente as mulheres de seus territórios, ofertando assistência e promovendo orientações de saúde durante todo o ano.

Nesta edição da Campanha Outubro Rosa, 44 Unidades participaram e juntas mobilizaram cerca de 5128 mulheres. Aproximadamente, 1500 exames de mamografias foram solicitados e 07 casos suspeitos identificados e que estão sendo acompanhados pelas equipes dos serviços.

Fonte: Comunicação APS

Sem comentários

Deixe uma resposta