Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Unidades festejam mais um ano de assistência à população

Unidades festejam mais um ano de assistência à população

Entre os meses de abril e junho, as equipes nas Unidades de Saúde aproveitaram as comemorações de 21 anos da APS para celebrar o aniversário de implantação de seus serviços nas regiões onde atuam:

SÃO MIGUEL PAULISTA

A UBS Thérsio Ventura comemorou 15 anos de Estratégia de Saúde da Família com uma celebração ecumênica que reuniu colaboradores, supervisor de saúde da região, usuários e membros do conselho de saúde. Durante o ato ecumênico alguns membros do conselho gestor agradeceram a equipe pelos trabalhos desenvolvidos e enquanto isso, a equipe realizou homenagens a comunidade, por meio dos usuários presentes no evento que receberam um certificado e um flor de cacto como lembrança e símbolo da Unidade.

A comemoração ocorreu no dia 04 de abril, com a participação de cerca de 40 pessoas.

ITAQUERA

No dia 30 de maio, a UBS Gleba do Pêssego festejou os 18 anos de prestação de serviços à população da região. E para celebrar a data os colaboradores da Unidade organizaram uma festa, que teve a participação de usuários, colaboradores, membros da supervisão e diretoria da APS.

A celebração contou também com o depoimento emocionado da gerente da Unidade, Leni Uchoa, que relembrou o local pequeno onde ficava a antiga Unidade e as lutas da comunidade para melhoria do espaço, que hoje se encontra em um novo ambiente mais amplo e que pode ser comparado como modelo de infraestrutura de UBS.

Foi um esforço muito grande eu me recordo, para conseguir um lugar para instalar uma Unidade de Saúde na Gleba do Pêssego. E há quem tivesse criticado assim: “Nossa, mas é essa casinha tão pequena com apenas um corredorzinho?!”. Mas que bom que a Unidade veio de uma casinha minúscula para nossa comunidade, que diferença ela fez e faz aqui ao longo desses 18 anos, para nós colaboradores também eu tenho certeza. Aqui temos meninas que completaram 18 anos de trabalho junto com a Unidade, o quanto elas e nós aprendemos nesses anos de convivência com essa comunidade da Gleba. Que bom que a nossa casa mudou para outra instalação mais adequada com melhor espaço e maior possibilidade na qualidade de atendimento ao usuário. ” Disse a gerente.

O evento contou com a presença da Diretoria da APS- Irmã Monique, Vilma Venâncio e Mônica Bento; da Coordenadora da Comunidade das Irmãs Marcelinas – Ir. Aide, e da Supervisora de Saúde de Itaquera- Marcia Maria de Cerqueira, que agradeceram as equipes pelos trabalhos e pela dedicação junto à comunidade e região.

GUAIANASES

Comemorando 10 anos, a equipe da UBS/AMA Juscelino reuniu usuários e colaboradores para celebrar os trabalhos desenvolvidos pela equipe, durante esses anos de atuação.

Em uma celebração simples e rápida, estiveram presentes na festividade colaboradores, usuários do serviço e membros do conselho de saúde.

CIDADE TIRADENTES

Na UBS Profeta Jeremias, a comemoração foi realizada no dia 12 de abril, com a presença de lideranças religiosas e uma homenagem a agente comunitária de saúde, que atua desde o início na Unidade. Ainda, durante o evento o Sr. Alfredo Guilherme, usuário da Unidade compartilhou com a equipe o sentimento de gratidão pelo cuidado ofertado à ele. “Sou muito feliz e grato pelo cuidado especial que tem para comigo, não sei o que seria de mim sem essa equipe”, destacou emocionado.

No dia 19, foi a vez da UBS Gráfico que comemorou seus 13 anos e reuniu usuários, colaboradores e lideranças locais para um simples momento de oração e uma retrospectiva dos trabalhos realizados em prol da saúde e cuidado das famílias, acompanhadas pela Unidade. “Só tenho que agradecer a toda equipe e aos usuários pela confiança no trabalho gerenciado por mim nessa Unidade, a cada dia reafirmo o meu “sim” de estar aqui, pois, tenho certeza que foi Deus que me escolheu para esse trabalho”, comentou a gerente Ana Paula Barboza, durante o evento.  Ainda, para representar as equipes, a colaboradora Santa, que atua como Agente Comunitária de Saúde (ACS) há 14 anos, foi homenageada e reforçou a alegria de realizar o seu trabalho e compromisso com o território “Tenho muito orgulho de ser ACS dessa Unidade, pois, a minha motivação nesses anos todos foram vocês (usuários) e que Deus me dê força e coragem para continuar cuidando de você. ”

Ainda na região outras equipes aproveitaram o clima festivo como foi o caso da UBS Barro Branco, uma das primeiras Unidades da APS Santa Marcelina e que completou 21 anos, a festa contou com barracas de saúde, exposições artesanais, inauguração das bibliotecas móvel e fixa; Na UBS Jardim Vitória, foi realizada uma oração ecumênica pelos 17 anos da Unidade e, também, homenagens as colaboradoras que atuam desde o início do serviço; Para comemorar seus 12 anos, a equipe da UBS Inácio Monteiro organizou barracas de orientações de saúde, atividades físicas, encerrando com um ato ecumênico.

Por fim, no dia 28 de junho, a UBS Dom Angélico, considerada a segunda unidade de saúde da família da região, comemorou 21 anos com diversas ações para a comunidade local como atividades físicas, momentos de beleza e apresentações culturais. A festividade foi encerrada com a Missa em Ação de Graças, presidida pelo Bispo Emérito de Blumenau, Dom Angélico Sândalo Bernardino.

Durante a celebração, o Bispo lembrou da história da Unidade e o pioneirismo do Santa Marcelina ao implantar na região as primeiras equipes de saúde da família, fazendo ainda uma homenagem as Irmãs Marcelinas- Ir Giuseppina Raineri- Vice Presidente da Rede de Saúde Santa Marcelina, Ir. Maria Thereza Lorenzonni- Diretora Financeira e  Ir. Monique Bourget- Diretora da APS Santa Marcelina, que estiveram presentes na comemoração e junto com os membros do Conselho Gestor assistiram a apresentação do Coral de Colaboradores da Unidade. Após a missa, usuários e demais convidados participaram do corte do bolo e homenagem a colaboradora Cairize, que atua na Unidade desde a implantação das equipes de ESF.

Ao final das comemorações, as Unidades cantaram o tradicional “Parabéns” e compartilharam o bolo, preparados especialmente para cada ocasião.

Fonte: Comunicação APS

Sem comentários

Deixe uma resposta