Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Unidades Básicas da APS certificam usuários que estão Sob Controle

Unidades Básicas da APS certificam usuários que estão Sob Controle

Em 2018, a APS Santa Marcelina implantou em seus serviços de saúde, a metodologia “Times na Saúde”, a fim de qualificar e monitorar as principais linhas de cuidado assistenciais da Atenção Primária, entre elas as doenças crônicas não transmissíveis.

Para essa linha de cuidado, a metodologia foi personalizada como “Sob Controle”, pois visa atuar de maneira simples e eficaz no controle e na prevenção de doenças como a diabetes e hipertensão (pressão alta), por meio de atividades assistenciais que ajude a sensibilizar o usuário para seu autocuidado e evitar maiores agravos à saúde. No programa de cuidado, são ofertadas atividades com apoio multiprofissional, entre elas palestras e dinâmicas que estimulam o aprendizado, promovendo o autocuidado consciente, centrado em um estilo de vida saudável.

CERTIFICAÇÃO

Em Guaianases, as UBSs que contam com a metodologia tem intensificado suas ações junto ao grupos ofertados, como é o caso da UBS Jardim Aurora.

“Ao longo dos encontros são abordados temas que tem relação com a patologia dos usuário, neste caso a hipertensão e diabetes. As complicações, quando descontroladas, os alimentos adequados, a importância do cuidado com a saúde bucal, são algumas das abordagens.”, comentou a gerente, Camila S. Toledo

E para valorizar a participação dos usuários, a UBS é uma das primeiras a promover a certificação dos usuários que participam, regularmente, dos encontros programados. De acordo com a gerente, a ação conta com o compromisso do usuário em participar assiduamente.

“Para a certificação foi realizado um contrato com o grupo, com a necessidade de 75% de presença nos encontros”, destacou Toledo.

Entre os meses de setembro e dezembro, a equipe da UBS Jardim Aurora certificou duas turmas do Sob Controle, um total de 20 participantes. Na mesma região, no dia 5 de dezembro, a UBS Jardim Fanganielo certificou quatro usuários, na sua primeira turma. Outra unidade a formar sua primeira turma foi a  UBS Santo Estevão, que após nove encontro, 15 participantes foram certificados pela equipes.

Em outras Unidades, os grupos estão em processo de implantação e podem ser acessado, gratuitamente, pelos usuários e suas famílias.

Sem comentários

Deixe uma resposta