Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Plogging ajuda a promover cuidados ambientais e atividades físicas

Plogging ajuda a promover cuidados ambientais e atividades físicas

Equipes de saúde mobilizam a comunidade para ação que une caminhada e recolhimento de resíduos no território

Criatividade não falta para cuidar do meio ambiente e promover saúde nas Unidades gerenciadas pela APS Santa Marcelina, na zona leste de São Paulo.

Desde junho de 2018, alguns serviços de saúde tem adotado a prática esportiva “Plogging”, que combina cuidados com o meio ambiente e com a saúde.

A primeira ação aconteceu na região da Cidade Tiradentes, organizada pela UBS Carlos Gentile, que envolveu cerca de 60 pessoas entre colaboradores e membros da comunidade. Antes de iniciar, os participantes realizaram alongamento e foram sensibilizados sobre a iniciativa. Em um trajeto de 4km, entre a UBS e o Parque da Consciência Negra, os participantes recolheram cerca de 75 sacolas e sacos de lixo. 

Em São Miguel Paulista, a UBS Thersio Ventura também abraçou a causa e se tornou a primeira unidade da região, saindo a frente com duas edições do Plogging realizadas entre os meses de julho e outubro. As iniciativas resultaram em 18kg de resíduos coletados e retirados do entorno da Unidade para destinação correta. Ainda, durante a ação, a equipe convidou os moradores para a ação, a fim de conscientizá-los sobre os cuidados ambientais

Segundo os organizadores, a iniciativa tem benefícios para a saúde pois os “agachamentos” para recolher o lixo e carregar o peso dos sacos pode ativar diferentes partes da musculatura, além de deixar o ambiente agradável.

O Plogging

É um termo sueco, citado pelo ambientalista sueco Erik Ahlström, responsável por criar e organizar no Facebook um grupo sobre a proposta, que ganhou milhares de adeptos pelo mundo.

A modalidade mistura atividade física com sustentabilidade, estimulando a população a combinar alguma prática esportiva com a coleta de lixo, que encontra em seu trajeto.

Na zona leste de São Paulo, a APS Santa Marcelina tem estimulado as praticas de cuidado ambiental em seus serviços de saúde. A UBS Thersio Ventura é o segundo serviço da APS a realizar esse tipo de ação, ficando atras apenas da UBS Carlos Gentile, em Cidade Tiradentes.

 

Sem comentários

Deixe uma resposta