Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Agosto Dourado: aleitamento materno é intensificado nos serviços da APS

Agosto Dourado: aleitamento materno é intensificado nos serviços da APS

Agosto é o mês dedicado ao aleitamento materno, um gesto simples e importante para a saúde da criança e de sua mãe.

Com objetivo de conscientizar as mães e seus familiares sobre a prática de amamentar, a OMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em mais de 170 países, realiza a Semana Mundial do Aleitamento Materno, de 1º a 7 de agosto.

Nas Unidades da APS Santa Marcelina diversas atividades serão organizadas ao longo do mês para reforçar a importância da prática, seus benefícios e impactos para a saúde e desenvolvimento da criança.

“Incentivamos o aleitamento materno desde o primeiro contato na hora do nascimento. E desde o pré-natal e a consulta de puerpério, convidamos as mães a participarem do grupo de apoio ao aleitamento materno (GAAME) que acontece em diversas unidades da APS”, informou Elaine Rodrigues, enfermeira da UBS Jardim das Oliveiras.

Durante as ações de incentivo, a equipe multiprofissional da UBS acompanha o desenvolvimento da criança e de sua mãe, esclarecendo dúvidas e promovendo a troca de experiencia em grupos com a temática.

“O acompanhamento é semanal e contempla aferição de peso, estatura para acompanhamento ponderal e ainda abordamos temas pertinentes ao desenvolvimento da criança, tais como: cólicas, febre, refluxo, vacinação, prevenção de acidentes, introdução alimentar, entre outros”, conclui a enfermeira.

Nas regiões do Itaim Paulista e Guaianases, algumas UBS estão programando atividades para a comunidade, a fim de atingir seus usuários sobre a temática e fortalecer a prática entre as lactantes. 

UBS Jardim Soares:

  • 23 de agosto às 15h- Roda de conversa equipe multiprofissional, parceiros e familiares;
  • Ações de Intensificação- sobre a importância do aleitamento materno exclusivo nos grupos da unidade, no sala de espera, sala de vacina, recepção e laboratório;
  • Confecção de cartazes enfatizando o agosto dourado/AME/GAAME
  • Fortalecimento das orientações aleitamento materno nas visitas domiciliares.

UBS Jardim Campos:

  • Painel com exposição de fotos das mães e bebês;
  • 07,14,21 e 28/08/2019- GAAME
  • 28/08- Sessão de fotos com o tema Agosto Dourado: O brilho da amamentação.

SOBRE A AMAMENTAÇÃO:

O leite materno é uma fonte de nutrientes importante para o desenvolvimento e saúde da criança, recomendado ingestão exclusiva até os primeiros 6 meses de vida, pois oferece benefícios orgânicos como a transmissão de anticorpos da mãe para o bebê, prevenção de problemas fonoaudiológicos, de respiração, audição, deglutição e psicomotoras.

“O método é recomendado pela OMS;  além disso reforça o fortalecimento do vínculo afetivo entre mãe e bebê, bem como promove uma nutrição adequada e previne doenças”, afirmou a Nutricionista, Talita Casimiro, da UBS Jardim das Oliveiras.

O GAAME NA SANTA MARCELINA

O Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo, o GAAME, foi criado para orientar as mães sobre os cuidados com os bebês, trocar experiências e incentivar sobre o aleitamento.

O grupo é aberto à participação de todas as mães de recém-nascidos, mesmo que não sejam atendidas na unidade, mas que comprovem, por meio do desenvolvimento saudável do bebê, o aleitamento exclusivo. Além do aleitamento, são debatidos nas reuniões temas como: acidentes domésticos, primeiros socorros, morte súbita, desmame precoce, massagem, banhos de ofurôs, entre outros. Ao longo do semestre, também são realizadas sessões de fotos temáticas dos bebês, apresentadas durante a formatura, que é também um estímulo para que as mães participem do grupo.

Sem comentários

Deixe uma resposta