Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

UBS Jardim Campos realiza mutirão de odontologia nas escolas supervisionadas

UBS Jardim Campos realiza mutirão de odontologia nas escolas supervisionadas

Semanalmente, crianças e adolescentes são atendidos pelos profissionais por meio do Programa Saúde na Escola

Manter a saúde bucal em dia também faz parte do processo educacional de crianças e adolescentes das escolas públicas da cidade de São Paulo, sendo compreendida como parte constituinte e inseparável da saúde geral do indivíduo.

Com objetivo de aumentar a qualidade de vida durante o período escolar, três profissionais de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Campos, da Atenção Primária à Saúde do Santa Marcelina Saúde, estão com uma lista de ações educativas e cirúrgicas restauradoras programadas para acontecerem até o final de 2022.

Semanalmente, os dentistas se dividem para realizar o mutirão nas 7 escolas supervisionadas da região. Por meio do Programa Saúde na Escola, que faz parte da estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras, são realizadas palestras de conscientização e atendimentos clínicos.

Após a avaliação da saúde bucal, o aluno que necessitar de um atendimento mais preciso, mediante a autorização dos pais, é encaminhado para a unidade de saúde para dar início ao tratamento adequado. Desde o início do ano, cerca de 3 mil crianças e adolescentes já foram beneficiados pelo programa, uma média de 1.000 por cirurgião dentista.

É importante ressaltar que a supervisão nas escolas também é dividida em 6 etapas: por meio do rastreamento de riscos, orientações educativas, evidenciação de placa bacteriana, ação coletiva de escovação dental supervisionada, ação de aplicação tópica de flúor e o selamento provisório de cavidade dental.

Os fatores de risco comuns às doenças bucais, frequentemente identificados na literatura, se dá por meio do biológico, que é experiência passada de cárie, o comportamental, que é a frequência de escovação, e o socioeconômico, baseado na escolaridade dos pais e renda familiar.

Para a gerente da UBS, Francislaine Nunes Reis, essa ação é uma forma da equipe de saúde bucal identificar sinais e sintomas relacionados a alterações em educandos matriculados nas escolas participantes do Programa.

Sem comentários

Deixe uma resposta