Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Sarampo| Vacina contra a doença está disponível nas UBS

Sarampo| Vacina contra a doença está disponível nas UBS

Desde o último dia 15, teve início na cidade de São Paulo a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, com objetivo de imunizar o maior número de pessoas, incluindo crianças e adultos (de seis meses a 49 anos de idade).

De acordo com a SMS, a segunda etapa da vacinação irá imunizar de maneira indiscriminada crianças de um ano a menores de três anos de idade, e pessoas entre 15 a 49 anos. Já as crianças de seis a 11 meses e a população de três a 14 anos de idade, deve ter sua caderneta avaliada por um profissional da Unidade Básica de Saúde (UBS).

SOBRE O SARAMPO

É uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal e que pode ser transmitida quando a pessoa doente tossefalaespirra ou respira próximo de outras pessoas. E quando infectada a pessoa pode apresentar, em torno de 3 a 5 dias, sintomas como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Os principais sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, mal-estar intenso.

A vacina é uma importante forma de prevenir o sarampo e pode ser acessada nas UBS, mais próxima.

Quem deve se vacinar contra o sarampo?

Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano).
Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

Adulto deve se vacinar contra o sarampo?

Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:

Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;
Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.
Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses;
De 30 a 59 anos – Apenas uma dose.

Lembre-se: Ao procurar o serviço de saúde, uso da máscara é obrigatório e a higienização das mãos pode ser feita com agua e sabão.

Sem comentários

Deixe uma resposta