Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Santa Marcelina promove evento pela Hora do Planeta

Santa Marcelina promove evento pela Hora do Planeta

Em sua sétima edição, a Hora do Planeta Santa Marcelina contou com atividades físicas, animação com o Panda, apagar das luzes e desafio para os participantes. 

No sábado, dia 24 de março, a rampa de entrada do Hospital Santa Marcelina, em Itaquera, foi cenário para a mobilização “Hora do Planeta”, iniciativa internacional com objetivo de mobilizar o maior número de pessoas para as causas ambientais e reflexão sobre os impactos nas mudanças climáticas do planeta. O evento contou com a participação de cerca de 100 pessoas entre colaboradores, alunos, famílias e usuários dos serviços de saúde Santa Marcelina, na zona leste da cidade de São Paulo.

Durante 60 minutos, os Hospitais e as Unidades de Saúde reduziram parcialmente suas luzes, mantendo apenas a iluminação prioritária para atendimento aos usuários.

“O Santa Marcelina tem o compromisso de cuidar e preservar o meio ambiente, promovendo o cuidado de cada pessoa que vive nele. Portanto, precisamos adotar simples hábitos que ajudem o Planeta.”, destacou a Diretora da APS, Irmã Monique Bourget.

Na programação, foram realizadas atividades físicas orientadas pelo Educadores Físicos do NASF- André Araujo e Lais, chegada do mascote da ONG WWF, o Panda, caminhada nas ruas do entorno do Hospital e um brunch com alimentação saudável preparado pela equipe de saúde e meio ambiente da APS Santa Marcelina.

Esta 7ª edição da Hora do Planeta Santa Marcelina contou, ainda, com um gesto concreto lançado pela instituição, o “Plástico Zero”, que visa conscientizar colaboradores, familiares e usuários sobre o consumo do plástico no dia a dia e seus impactos ao meio ambiente. E para dar o ponta pé inicial, foi entregue uma caneca para que deixassem de utilizar o copo descartável. Ainda, durante a caminhada, além de chamar atenção dos moradores, os mesmos foram convidados à apagar as luzes de suas residências.

“Foi muito importante ver a mobilização das pessoas e perceber o engajamento para mudar seus hábitos em prol das causas ambientais”, destacou Paulo Valverde, gestor de meio ambiente da APS Santa Marcelina 

Conscientização Ambiental

Durante 30 dias, previamente ao evento, colaboradores e usuários foram sensibilizados, por meio de peças das mídias, das principais causas e consequências ambientais como o uso de sacolas plásticas, copos descartáveis, canudos, óleos e medicamentos descartados incorretamente e que causam grande impactos. Como soluções para cuidar melhor do meio ambiente foram trabalhos, questões mais práticas e que estão presentes no dia a dia da população, como o uso de caneca/copos de vidros, descarte correto de medicamentos vencidos e óleos que podem ser levados à Unidades de Saúde da APS, bem como o uso consciente de recurso naturais como a água.

“A ideia da campanha foi potencializar assuntos ambientais que tem relação direta na vida das pessoas e que às vezes se passa despercebidos, mais com apenas um dica é possível mudar o hábito de maneira leve e rápida, como por exemplo, o uso da caneca ou descarte correto do oléo”, sinaliza Eduardo Santos, da Assessoria de Comunicação da APS.

Visita do Panda

Entre os dias 17 e 23 de março, semana que antecedeu a Hora do Planeta,  o mascote da WWF, o Panda, visitou os diversos departamentos dos Hospitais Santa Marcelina- Itaquera,Itaim Paulista, Itaquaquecetuba e Cidade Tiradentes, e Unidades de Saúde da APS para sensibilizar colaboradores, pacientes e seus familiares sobre a importância da Hora do Planeta, e convidar para o evento realizado no ultimo dia 24.

A iniciativa de visitar os setores hospitalares e UBSs faz parte da mobilização da institucional em prol das causa ambientais. Segundo organizadores, o objetivo é propor uma visita humanizada aos pacientes e colaboradores, promovendo ainda a consciência ambiental com a animação do Panda.

Sobre a Hora do Planeta:
A Hora do Planeta (Earth Hour) é uma ação mundial idealizada pela Organização Não Governamental (ONG) WWF, que busca conscientizar toda a sociedades para as questões ambientais e sua consequência para o Planeta. O ato simbólico convida Governos, Instituições, Pontos Turísticos e a população a desligarem as luzes durante 1 hora, entre as 20h30 e 21h30 para mostrarem o seu apoio à ação ambientalmente sustentável. Em 2016 a iniciativa, atingiu 178 países e territórios, a mais de 9000 cidades e vilas.

Com a Hora do Planeta, a WWF pretende aproveitar o poder dos seus milhões de adeptos em todo o mundo para ajudar a mudar o rumo das alterações climáticas.

Sem comentários

Deixe uma resposta