Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Equipes promovem eventos voltados à saúde e proteção da mulher.

Equipes promovem eventos voltados à saúde e proteção da mulher.

Ao longo do mês de março, as Unidades de Saúde da APS Santa Marcelina, na zona leste de São Paulo, promoveram temas relacionados à saúde e proteção da mulher e reunindo a população dos territórios.

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, as equipes multiprofissionais programaram diversas atividades com objetivo de sensibilizar os usuários sobre a temática e empoderar as mulheres sobre os seus direitos e deveres, fortalecendo a sua importância na sociedades.

Em Cidade Tiradentes, as UBSs Profetas Jermias e Tiradentes I ofertaram café da manhã, vacinação da febre amarela, orientações sobre o auto exame da mama e higienização bucal.

Na UBS Santa Inês, a equipe realizou no dia 11 de março para cerca de 100 mulheres, 51 Papanicolau, 34 testes rápidos e 18 consultas médica. Na mesma região, a UBS Uniao de Vila Nova realizou no Parque Vila Jacui, uma conversa sobre empoderamento feminino para, aproximadamente, 60 participantes. E na UBS Pedro José Nunes, um café da manhã com musica que reuniu as colaboradoras do serviço para celebrar a data. Na UBS Jardim Maia, cerca de 187 mulheres participaram de atividades que contemplaram os ciclos do cuidado da saúde da mulher.

“Tivemos também a despedida da barriga com uma sessão de fotos com as presenças da familia, dos pais do bebê e dos irmãos”, sinalizou Ana Paula, Gerente.

Em Guaianases, usuárias das UBSs Jardim Etelvina, Jardim Fanganiello, Celso Daniel e Cosmopolita contaram roda de conversa com o tema “Diga não à violência”, espaço de beleza e auto cuidado, orientações sobre os exames preventivos que são importantes para a saúde feminina. Ainda na região, o CAPS II Adulto Guaianases e o Pronto Socorro (PS) reuniram as usuarias dos serviços para propor uma discussão sobre o empoderamento feminino e o combate a violência contra a mulher.

Ainda, na região de Itaquera, as equipes das UBSs Vila Santana, Jardim Nossa Senhora do Carmo, Jardim Copa, Jardim Brasilia, CAPS Infanto Juvenil, AMA Especialidade Itaquera e URSI/UBS Ae Carvalho também movimentaram seus serviços e territorios para a causa, que contou com orientações sobre o auto exame da mama, combate as arbovirores, medidas que ajudam em uma vida mais saudavel, momentos de auto cuidado, rodas de conversas sobre os direitos da mulher e atendimentos à saúde como consultas médicas, de enfermagem, vacinação e realização de exames.

“Realizamos um grupo na sala de espera resgatando o significado do dia da mulher, trabalhando questões de violência da mulher fortalecendo o Nucleo de Prevenção à Violência (NPV) da unidade, disponibilizando escuta àquelas que necessitam, e valorizando a auto estima com a dinâmica do “você tira o chapeu?” Aonde no chapéu havia um espelho para que a mulher pudesse se ver e refletir sobre o seu valor, suas qualidades. Um momento em que a equipe estava empenhada em acolher as alegrias, discussões e também os choros e emoções do momento.”, comentou a Gerente da AMA Especialidades Itaquera, Silvia Fichino.

Por fim, no Itaim Paulista, o CAPS II Adulto Itaim Paulista participaram da Caminhada contra violência da mulher. Dando continuidade as atividades do mês da mulher. Além da caminhada, o serviço realizou palestras sobre saúde e cidadania da mulher para os usuários e familiares. E uma capacitação sobre Saúde Mental da Mulher com a exibição e debate do curta “Vida Maria”. As presentes foram homenageadas com momentos de autocuidado e a entrega de mensagens de empoderamento feminino com apoio dos homens.

Na UBS Jardim Silva Telles, o tema foi inspirada na personagem Mulher Maravilha. Dentre as ações ofertadas estavam palestra com exercícios de fortalecimento da musculatura pélvica, coleta de exame seguido de massagem relaxante ao som de música ambiente. Na UBS Jardim Nelia foram realizadas momentos de cuidados a comunidade e cuidados as colaboradoras entre eles, palestras sobre saúde da mulher, aula de pilates, entrega de flores, leitura de poemas e auto maquiagem.

Nas UBSs Curuça Velha, Jardim Campos, Parque Santa Rita, Cidade Kemel e o PA/UBS Atualpa Girão Rabelo, as equipes programaram rodas de conversas sobre a violência às mulheres, momento de auto cuidado com direito à massagem, atendimento individual, atividade física, oficina de sabão, entre outras ações de promoção à saúde.

Na APS Santa Marcelina estas e outras ações promovidas pelas equipes visam, ainda, reforçar a garantia de acesso das mulheres aos serviços de saúde com qualidade e a efetivação das políticas de saúde voltadas a mulher.

Sem comentários

Deixe uma resposta