Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

PROGRAMA “CUIDANDO DO SEU CORAÇÃO” ACONTECE EM UNIDADES DA APS

PROGRAMA “CUIDANDO DO SEU CORAÇÃO” ACONTECE EM UNIDADES DA APS

Equipes participam de programa internacional, visando a prevenção de doenças cardiovasculares e a morte por doenças crônicas.

Em Itaquera, cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs), gerenciadas pela da APS Santa Marcelina e uma de Administração da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)- UBS Vila Regina, foram escolhidas para participar do programa “Better Heart Better Cities”, uma iniciativa da Fundação Novartis em parceria com a SMS, que visa melhorar a saúde cardiovascular das populações urbanas de baixa renda, reduzindo em 25% as mortes por doenças crônicas até 2025.

Na América Latina, a cidade de São Paulo é a primeira a receber o programa, que inicialmente está sendo implantado em Itaquera como projeto-piloto, e que deverá ser ampliado para todo município até 2020. Atualmente, o programa está presente em outras duas cidades- Ulaanbaatar, na Mongólia e Dakar, no Senegal.

E para dar início às atividades junto à população de Itaquera, na manhã do dia 02 de setembro, no Parque do Carmo, aconteceu o lançamento do programa com o evento “Cuidando do seu coração”. Durante o evento, quem passava pelo parque teve a oportunidade de contar com tendas de serviços na área da saúde, atividades físicas, atrações musicais e culturais, aferição de pressão, medição de glicemia, orientação com nutricionistas e teste rápido de HIV/AIDS.

As UBSs-Piloto (Parada XV de Novembro, Vila Regina, Vila Carmosina, Gleba do Pêssego, Jardim Itapema, Jardim Santa Terezinha) aproveitaram o espaço para expor e apresentação dos seus serviços oferecidos à comunidade, oportunizando aos usuários uma visita e esclarecimento sobre as ofertas. Além da exposição de trabalhos realizados, uma caminhada também foi organizada e orientada pelo preparador físico e consultor de saúde, Marcio Atalla, que esteve no evento, abordando as iniciativas para se combater o sedentarismo.

BETTER HEARTS BETTER CITIES (BHBC)

É um programa da Fundação Novartis para melhorar a saúde cardiovascular nas populações urbanas de baixa renda, através de uma abordagem multissetorial com foco na hipertensão e seus fatores de risco subjacentes de maneira sustentável em escala.

O BHBC constrói redes de parceiros, indo além do setor da saúde. Os parceiros podem incluir prestadores de serviços de saúde, mas também organizações digitais e de telecomunicações, fornecedores de alimentos, empregadores, fundos de seguros, empresas sociais e sociedades civis. Compostas de organizações públicas e privadas, essas redes operam globalmente e em nível local.

Essa abordagem multissetorial visa integrar capacidades e recursos complementares para combater a hipertensão, desde a alfabetização em saúde e as escolhas de estilo de vida até a prevenção, triagem, diagnóstico e manejo do paciente.

Sem comentários

Deixe uma resposta