Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Profissionais da APS são homenageados na Câmara Municipal

Profissionais da APS são homenageados na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de São Paulo, através do vereador Gilberto Natalini (PV-SP), realizou Solenidade em Comemoração ao Dia do Médico de Família e Comunidade. O evento aconteceu nesta 5ª feira (5) e lotou o Salão Nobre da Câmara. O parlamentar é autor da Lei Nº 14.789/08 (PL 0805/2007), que cria o Dia do Médico de Família e Comunidade, a ser comemorado, anualmente, no dia 05 de dezembro. Além de Natalini, fizeram parte da mesa: Ivan Cáceres, representando o Secretário Municipal de Saúde, Dra. Larissa Olm – Diretora da Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade, Dra. Sueli Doreto Rodrigues- Representando o Fórum das Organizações Sociais de Saúde, Dr. José da Silva Guedes- Médico e ex Secretário de Estado da Saúde e o Dr. Henrique Sebastião Francé- Médico da Atenção Primária à Saúde (APS) da cidade de São Paulo.

O objetivo do projeto de lei e da solenidade foi conscientizar e reconhecer a importância deste especialista e de toda equipe de Saúde da Família, cuja especialidade representa uma inovação no Sistema de Saúde por intermédio de implantação e a evolução das etapas da estratégia de saúde da família. É uma homenagem justa a esses especialistas, que prestam seus serviços às famílias inseridas nas comunidades em que atuam.

As primeiras atividades da modalidade surgiu no Jardim Copa, em Itaquera, zona leste, um dos bairros mais carentes da cidade e para entender a história da Medicina de Família e Comunidade em São Paulo, é preciso lembrar nomes importantes que marcaram essa luta. Antes mesmo de começar o consultório do médico de família tirado do modelo cubano, as Irmãs Marcelinas e, em particular, a médica Irmã Josefina Raineri construíram um pequeno consultório. Foi uma primeira iniciativa para tentar mobilizar alguns profissionais e conseguir mostrar para os residentes a importância desta ação. O Vereador Natalini foi o primeiro médico a atuar nesta unidade de saúde.

O principal objetivo, no momento, é tornar a Medicina de Família e Comunidade uma especialidade concorrida e valorizada por ter um compromisso sério com a população na busca da qualidade de vida.

“Instituir em nosso Município a data de 5 de dezembro como o Dia do Médico de Família e de Comunidade é prestigiar e incentivar estes profissionais e reconhecer o papel que vêm desempenhando na implantação de uma política pública de saúde que realmente traz uma melhora na qualidade de vida de toda a nossa população”, disse Natalini.

Homenagens

Na ocasião foi prestada uma belíssima homenagem à Irmã Moniquet Bourget, gestora do Santa Marcelina e primeira médica no Brasil titulada como Médica de Família e Comunidade, contribuindo para elaboração do exame de titulação de outros médicos. A Irmã que deixa seu legado no Brasil, segue agora para uma missão na África. Também foram homenageados Dra. Cristina Alves de Oliveira (médica – SPDM), Lizieine Andrade Clara (enfermeira- ASF) e Julio Cezário dos Santos (agente comunitário- SECONCI).

 

Reprodução: Gilberto Natalini

Sem comentários

Deixe uma resposta