Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

PREVENÇÃO À HIPERTENSÃO PODE COMEÇAR COM A ALIMENTAÇÃO.

PREVENÇÃO À HIPERTENSÃO PODE COMEÇAR COM A ALIMENTAÇÃO.

Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, no Brasil cerca de 25% da população adulta seja hipertensa.

A hipertensão, também chamada de pressão alta, é uma doença crônica não transmissível e pode atingir crianças e adultos em todo o mundo, sendo considerada um dos principais fatores de doenças cardiovasculares como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC). No caso das mulheres gestantes, a pressão alta é a principal causa de morte materna e internações.

Uma pessoa é considerada hipertensa quando sua pressão arterial é igual ou maior que 140 por 90, devido aos vasos sanguíneos que se contraem, e conforme recomendação médica, o ideal está abaixo desse valor, a fim de minimizar o risco de problemas cardiovasculares

Entre os fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença está o fumo, a falta de atividade física, o estresse, a obesidade. De acordo com a Nutricionista do NASF Cidade Tiradentes, Sandra Cristina Ferreira, a alimentação também pode contribuir para o aparecimento da hipertensão, principalmente, “o consumo excessivo de gorduras, carboidratos refinados, sal, alimentos industrializados e ultra processados.”, destaca.

Medir a pressão arterial regularmente ajuda no controle e diagnóstico da doença, pois, de acordo com especialista a hipertensão possui sintomas silenciosos e afeta os vasos sanguíneos, o coração, rins e cérebro, ocasionando infarto, “derrame cerebral” ou AVC e nos rins, alterações na filtração até a paralisação dos órgãos.

O tratamento da doença é realizado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), por meio de um acompanhamento multiprofissional de saúde, e mudanças de alguns hábitos como o uso correto da medicação, alimentação adequadas e cessar o tabagismo e o consumo de bebida alcoólica. No caso de mulheres gestantes, as mesmas devem realizar o acompanhamento regular de sua saúde, durante a gestação, principalmente comparecendo e realizando exames como o pré-natal.

E como forma de prevenção, algumas medidas devem ser adotadas a fim de evitar e tratar os casos, pois a hipertensão não tem cura. No dia a dia, medidas nutricionais podem ajudar na prevenção e controle da hipertensão. “É importante diminuir o consumo de sal e temperos prontos. Os alimentos embutidos, enlatados e em conserva, bem como o consumo de pães, pastéis e massas com recheio salgado, carnes salgadas, molhos prontos, macarrão instantâneo, sopas industrializadas e alimentos prontos comprados no mercado, também devem ser consumidos com moderação ou evitados. Recomendamos temperos naturais e o consumir de frutas, legumes e verduras diariamente.” conclui a nutricionista.

Além de uma revisão na alimentação, é importante adotar medidas saudáveis que ajudam a prevenir e controlar a doença.

Sem comentários

Deixe uma resposta