Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

PAVS Sustentabilidade certifica equipes da APS

PAVS Sustentabilidade certifica equipes da APS

Evento premiou Unidades de Saúde pelos trabalhos exitosos em prol do meio ambiente fez menção honrosa a APS Santa Marcelina

No dia 05 de junho (terça feira), em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, , a APS Santa Marcelina recebeu o reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos, em parceria com a Coordenadoria Regional de Saúde Leste, por meio do Programa Ambiente Verdes Saudáveis, no Prêmio “PAVS – SUStentabilidade 2018”, uma iniciativa que visa valorizar e certificar as ações ambientais das equipes de saúde. O evento realizado na Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), em Santana,  contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde de São Paulo, Wilson Pollara, do ex-deputado Dr. Eduardo Jorge, representantes da SMS e das Instituições Parceiras- APS Santa Marcelina e CEJAM, e demais convidados.

O Prêmio PAVS SUS Sustentabilidade 2018 concedeu a instituição a Menção Honrosa pela sua experiência e atuação com o Selo Ambiental Santa Marcelina, estendido as Unidades Barro Branco e Dom Angélico, em Cidade Tiradentes, pelos trabalhos apresentados, desenvolvidos nos territórios sob a temática ambiental.

As UBS Jardim Vitória, em Cidade Tiradentes, e Jardim Silva Teles, em Itaim Paulista  foram contempladas em 1º lugar pelas categorias Resíduos e Consumo Responsável e Uso Racional dos Recursos Naturais. O Jardim Vitória realizou a experiência “Vitória Verde”, a ação desenvolveu um diagnóstico situacional de doenças e agravos relacionados ao saneamento inadequado na região e assim, auxiliou para reduzir a incidência de doenças ocasionadas pelo problema da população que reside no território. Já o projeto do Jardim Silva Teles, “Resgatando e Cuidando do Ribeirão Lageado”, tem foco em melhorar a qualidade de vida da população do entorno do Rio Ribeirão do Lageado, sensibilizar a comunidade em relação ao descarte de resíduos na beira do rio, promover o gerenciamento de resíduos e articular com a prefeitura regional intervenções estruturais para a limpeza do rio.

Ao todos foram mais de 170 projetos inscritos e enviados, sendo 36 trabalhos da APS Santa Marcelina.

O PAVS

O Programa Ambiente Verdes e Saudáveis (PAVS) é um programa municipal, presente nas Unidades de Saúde com equipes de Estratégia Saúde da Família, que desenvolve ações de promoção de  saúde no território com apoio do Agente de Promoção Ambiental (APA).

O APA realiza ações ambientais, em conjunto com os demais profissionais, discutindo questões ambientais dos territórios e seus impactos à saúde, bem como desenvolvendo ações que ajudem na melhoria do meio ambiente nos territórios da Unidade.

Atualmente, a APS Santa Marcelina conta com 30 APAs e 05 Gestores Locais de Meio Ambiente, que atuam nas 45 Unidades de ESF, presentes nas regiões de Itaquera, Guaianases, São Miguel, Itaim Paulista e Cidade Tiradentes.

Sem comentários

Deixe uma resposta