Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Lavar as mãos evita doenças e salva vidas

Lavar as mãos evita doenças e salva vidas

Prática de saúde contribui para prevenção de infecções e doenças.

No último dia 05 de maio, foi celebrado o Dia Mundial da Higienização das Mãos. A data tem como objetivo, alertar a população sobre a importância de adotar o hábito de lavar as mãos, regularmente.

As mãos tem um papel fundamental na execução de atividades básicas e necessárias para a vida humana, sendo ainda, um veículo eficiente para a transmissão de infecções e bactérias, por meio sujeiras invisíveis ao olho humano que favorecem o aparecimento de doenças como a diarreia, conjuntivite, entre outras.

Ao pegar transporte público, utilizar celular/computador, carrinhos de supermercados, usar o banheiro e manusear objetos são algumas das ações com potencial de proliferação e transmissão microorganismos (bactérias, vírus), que causam problemas à saúde.

Em hospitais, unidades de saúde e clinicas, os cuidados devem ser redobrados pelos profissionais e usuários que trabalham e utilizam esses equipamentos, evitando o risco de infecção hospitalar e agravos aos pacientes internados. Por isso, é muito importante a contribuição de todos que ao visitar um familiar/amigo hospitalizado e/ou após manejo de pacientes e realização de procedimentos, a lavagem das mãos seja executada de forma adequada.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os profissionais de saúde devem seguir os “cinco momentos para a higienização da mãos”, medidas que indicam os momentos em que há riscos de transmissão de micro-organismos causadas por transmissão cruzada pelas mãos:

  • antes de tocar o paciente;
  • antes de realizar procedimento limpo/asséptico;
  • após risco de exposição a fluidos corporais;
  • após tocar o paciente e após contato com superfícies próximas ao paciente.

Para a lavagem das mãos é recomendado lavar com água e sabonete (líquido ou espuma), especialmente quando estiverem visivelmente sujas de sangue ou outros fluidos corporais. Outra sugestão eficaz, é utilizar a preparação alcoólica para as mãos, entre 60% e 80% no caso de preparações sob a forma líquida, e concentração final mínima de 70% no caso de preparações sob as formas gel, espuma e outras.

Tornar a higienização das mãos um hábito de vida diário, em todos os momentos necessários, ajuda a prevenir o aparecimento de doenças e evitar que os microorganismos se proliferem.

Sem comentários

Deixe uma resposta