Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Idosos têm acompanhantes para atividades diárias

Idosos têm acompanhantes para atividades diárias

As Unidades da APS Santa Marcelina acompanham diariamente usuários idosos, ofertando atividades como exercícios físicos, oficinas de integração e socialização e cuidados em saúde. Dentre os serviços da APS, está o Programa de Acompanhante de Idosos (PAI). Diferenciado e humanizado, este serviço foi criado para auxiliar os idosos na realização das tarefas do dia a dia.

O programa foi implantado em 2015 e atende mensalmente 360 pessoas com idade a partir de 60 anos. São idosos que vivem sozinhos ou com insuficiência no suporte familiar e social, além de terem dificuldade de acesso aos serviços de saúde, como ir sozinho à consulta médica, por exemplo.

O PAI conta hoje com três equipes sediadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Nossa Senhora do Carmo, Guaianases 1 e Jacuí (São Miguel), que atendem 120 idosos cada um. Cada equipe conta com 17 membros: assistente social, médico, dois auxiliares de enfermagem, um enfermeiro, escriturário administrativo, 10 acompanhantes de idosos e um motorista.

“Para ser atendido pelo Programa, o idoso é submetido a uma avaliação, que inclui uma visita a sua casa para identificar se há vulnerabilidade social e se tem dificuldade de realizar as atividades do dia a dia. A partir daí, traçamos um plano de cuidados para que ele receba a visita semanal de um acompanhante e da equipe multidisciplinar de acordo com sua necessidade. Não há tempo mínimo de permanência no programa, depende da necessidade de cada idoso”, explica a apoiadora institucional de Modalidade, Lucia Cristina da Silva Pedroso.

Além dos cuidados com a saúde, os idosos também recebem suporte pelos acompanhantes para a realização de atividades culturais e lúdicas, que são importantes para uma boa saúde mental e refletem positivamente em um envelhecimento saudável.

O Programa de Acompanhante de Idosos ainda prevê companhia em visitas a parques e museus, aulas de artesanato e oficina digital, que auxilia o idoso no uso do celular. As atividades culturais contam ainda com a participação dos parentes para melhorar a integração e reinserção familiar.

Sem comentários

Deixe uma resposta