Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Faltar em consultas de saúde prejudica o usuário e o serviço de saúde.

Faltar em consultas de saúde prejudica o usuário e o serviço de saúde.

Aproximadamente, 16 mil pessoas faltam nas consultas de saúde, anualmente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Algumas frases como “Nossa, mas fez muito frio no dia da consulta”, “marquei outro compromisso na mesma data”, “arrumei um emprego e não podia faltar” e “minha cama estava tão gostosa e senti preguiça de levantar” são bem populares na justificativas, quando se trata de consulta agendada na UBS.

Mas é importante sabe que qualquer falta/ausência (sem justificativa) nas consultas agendadas traz prejuízos a quem agendou e, também, a sua comunidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-SP), em média, 16 mil pessoas faltas anualmente nas consultas de saúde agendadas nas UBS da capital.

Para que isso não aconteça, é recomendável avisar o serviço de saúde, que não poderá comparecer à consulta, evitando assim consequências graves. Como por exemplo, o agravamento de doenças, que com o passar do tempo pode desenvolver outros problema de saúde.

Quando o usuário “Não avisa a unidade” que não poderá comparecer à consulta agendada, ele:

  • Deixa os profissionais sem desempenhar o seu papel, que é cuidar da sua saúde;
  • Os materiais que seriam utilizados para atendê-lo não serão usados, podendo ocasionar desperdício.
  • E tem mais: volta para o final da fila. Sendo que outras pessoas poderiam ser atendidas, mas acabam sendo prejudicadas pela ausência de quem, inicialmente, agendou a consulta.

Se por alguma razão, não consiga ir à consulta, o usuário pode se dirigir à recepção da UBS ou entrar em contato com o serviço de saúde e remarcar a consulta para outro dia. Afinal, se todos fizerem um bom trabalho, avisando com antecedência a sua falta e reagendando a sua consulta, todos tem acesso e garantia aos serviços de saúde do SUS.

Fonte: SMS/SP

Sem comentários

Deixe uma resposta