Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

EQUIPES PROMOVEM AÇÕES PARA FORTALECER O ALEITAMENTO MATERNO

EQUIPES PROMOVEM AÇÕES PARA FORTALECER O ALEITAMENTO MATERNO

Bebês assistidos pelas Unidades da APS contam com grupos de apoio ao aleitamento materno, massagens e banhos que simulam o período da gestação.

O bebê nasceu e agora? Qual o alimento ideal? Como amamentar? Ele tem cólicas?

Essas são algumas perguntas que vem à mente das parturientes, que recebem apoio primeiramente de familiares e amigas que passaram por essa experiência e orientam de diversas formas.

Para auxiliar as mamães nos cuidados com seu bebê nos primeiros meses de vida, as Unidades de Saúde da APS, na zona leste de São Paulo, ofertam o Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo, o GAAME, criado para orientar as mães sobre os cuidados com os bebês, trocar experiências e incentivar sobre o aleitamento.

O grupo é aberto à participação de todas as mães de recém-nascidos, mesmo que não sejam atendidas na unidade, mas que comprovem, por meio do desenvolvimento saudável do bebê, o aleitamento exclusivo. Além do aleitamento, são debatidos nas reuniões temas como: acidentes domésticos, primeiros socorros, morte súbita, desmame precoce, massagem, banhos de ofurôs, entre outros. Ao longo do semestre, também são realizadas sessões de fotos temáticas dos bebês, apresentadas durante a formatura, que é também um estímulo para que as mães participem do grupo.

“Como estratégia para adesão, a cada encontro é proporcionado um espaço de escuta e troca de experiências, bem como é enfatizado a importância dos familiares e/ou amigos cuidadores próximos da nutriz para entende a proposta. Além disso, a participação no grupo está vinculada à consulta puerperal, ao grupo de planejamento familiar, consultas de puericultura do RN e consultas ginecológicas. ” sinaliza, a enfermeira Cinthia Andrade, responsável pelo grupo na UBS Jardim Brasília,

Com diferentes ações de cuidados, o GAAME é ofertado em várias Unidades da APS Santa Marcelina e tem sido uma estratégia importante para fortalecer o aleitamento materno e o vínculo entre o serviço de saúde e a comunidade. Entre os anos de 2016 e 2017, cerca de 3.500 crianças participaram dos grupos nos serviços da APS,

ATIVIDADES NO GAAME

Além das orientações de cuidado com o bebê, as mães são treinadas a realizar massagens no bebê, como amamentar corretamente e os cuidados com os seios durante esse período, entre outros ganhos.

Em Itaquera, para alegria dos bebês nos dias quentes, a equipe da UBS Vila Ramos oferta o banho de balde “Ofurô” uma técnica que ajudar a acalmar e relaxar. O banho reproduz o momento em que o bebê ainda está no útero da mãe, com água morna e meio apertadinho. Enquanto, os bebês relaxam, as mães vão acompanhando e receberem as orientações necessárias. Na mesma região, o GAAME da UBS Jardim Copa promove a shantala, uma técnica indiana de massagem recomendada desde os nascimentos que ajuda a diminuir as cólicas e desconfortos no bebê.

“Usamos banho aromático com camomila e as mães adoram. Algumas expressam que nunca tiveram essa experiência por medo, mas que colocariam em prática em casa, depois das orientações. ” destaca a Enfermeira Eliane, da UBS Vila Ramos.

Outra ação é realizada em Guaianases, a UBS Chabilândia promove reencontro com as mães e bebês que participaram de encontros anteriores, por meio de rodas de conversas e trocas de experiências com as mães que participam no grupo atual.
Após, seis meses de participações regulares no Grupo, os bebês são certificados pelas Unidades com uma linda cerimônia de homenagens e entrega do seu primeiro diploma.

Sem comentários

Deixe uma resposta