Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Equipes de ESF participam de Projeto de Prevenção à Violência Doméstica

Equipes de ESF participam de Projeto de Prevenção à Violência Doméstica

Na zona leste de São Paulo, as equipes da APS Santa Marcelina que atuam nas Unidades com ESF, na região do Itaim Paulista, participaram de uma capacitação sobre o Enfrentamento da Violência Doméstica, através do Projeto Prevenção da Violência Doméstica, uma iniciativa do Ministério Publico do Estado de SP em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O projeto que iniciou em 2014, em três UBSs na região de Cidade Tiradente (Dom Angélico, Inácio Monteiro e Jardim Vitória) contemplando cerca de 13 mil famílias, foi ampliado demais equipes de ESF nas regiões de Guaianases e Itaim Paulista, com objetivo de empoderar as mulheres a denunciar os casos de violência doméstica com apoio das equipes de saúde.

A abordagem acontece durante a visita domiciliar realizada pelas Agentes Comunitária de Saúde (ACS) do território, que são capacitada para perceber sinais de violência, realizar a abordagem e empodera a mulher, sugerindo os meios para realizar a denuncia. As ACSs têm acesso às moradias das mulheres que sofrem violências, o que facilita estabelecer vínculos, interferir nas situações que encontram e fornecer os subsídios para que essas vítimas consigam interromper as agressões.

De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Brasil ocupa hoje o 5º lugar no mundo no ranking de violência doméstica.

Sem comentários

Deixe uma resposta