Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Encontro reuni membros dos conselhos de saúde

Encontro reuni membros dos conselhos de saúde

No dia 06 de junho, a Diretoria da APS Santa Marcelina reuniu no Anfiteatro Irmã Elizabetta Radaelli, cerca de 20 conselheiros de saúde para apresentar o panorama institucional, realizar a prestação de contas e os atuais desafios dos serviços de saúde na região.

No encontro, a Assessora Técnica da APS Santa Marcelina, Diana Verona, entregou aos conselheiros a prestação de contas dos serviços de saúde da APS e abordou detalhes referentes aos recursos destinados a execução dos contratos de gestão e a produção das equipes.

A cerca da reunião, os conselheiros apresentaram as dificuldades em suas comunidades locais, esclareceram dúvidas e sugeriram propostas para implentar aos serviços.

Ainda no encontro, Irmã Monique Bourget, Diretora da APS, esclareceu sobre o atual cenário do Pronto Socorro (PS) do Hospital Santa Marcelina, em Itaquera, e os esforços para continuar ofertando assistência à comunidade. Ao final, os participantes visitaram as instalações do PS para conhecer das dificuldades e propor sugestões para ampliar o acesso e resolutividade da rede assistencial.

“Para fortalecer a APS é preciso levar em consideração as necessidades da população e como os serviços se comunicam com seus usuários que não sabem como acessar a assistência.”, ressaltou uma das conselheiras.

Os encontros são programados regularmente pela instituição e membros do conselho.

O CONSELHO GESTOR

Presentes nas UBS e demais serviços de saúde do SUS, o conselho gestor é formado representantes dos segmentos:

USUÁRIO- Representantes da Sociedade civil da área de abrangencia do conselho: membros da população,
movimentos sociais institucionalisados ou não, entidades e associações;

TRABALHADOR- Representantes dos trabalhadores da Unidade de Saúde ou STS: Servidores e empregados públicos independente do vínculo empregatício, trabalhadores contratados por
empresas e parceiros que prestem serviço na unidade de saúde e STS;

GESTOR- (Trabalhadores que exerçam funções de gerenciamento e /ou respondam pelo funcionamento
da unidade: gerente, assessores, chefi a administrativa e prestadores de serviço)

A indicação dos membros é feito por meio de um processo eleitoral com a participação  os membros têm o papel de fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde nas suas mais diferentes áreas, levando as demandas da população ao poder público.

Sem comentários

Deixe uma resposta