Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

“Cuidar do outro” é o tema da Campanha da Fraternidade 2020

“Cuidar do outro” é o tema da Campanha da Fraternidade 2020

Lançada no início do mês de março, a Campanha da Fraternidade (CF) 2020 é uma iniciativa da igreja católica, durante o tempo quaresmal, aonde os cristãos são convidados no período de quarenta dias antes da festa da ressurreição de Jesus- a Páscoa, refletirem sobre questões sociais e realizar suas contribuições. O objetivo geral da CF 2020 é incentivar cada pessoa a cultivar o entendimento de que todos devem cuidar uns dos outros – na família, na comunidade, na sociedade e no planeta.
Neste ano, o tema é Fraternidade e Vida: dom e compromisso- quatro palavras de profundo significado. Fraternidade: parentesco, solidariedade entre irmãos, harmonia entre humanos. Vida: tem conceito bem amplo, mas aqui interessa vida como existência. Dom: significa dádiva, presente. Compromisso: é responsabilidade. Assim a Campanha convida os cristãos para cuidar da vida! Vida nas suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social, ecológica, política.
A campanha, ainda, apresenta o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, e toma como referência a parábola do bom samaritano (Lucas 10, 25-37). O sacerdote e o levita, desviam-se do homem ferido, pois não tinham tempo para ele e representam a indiferença, que gera ameaças à vida. Enquanto o Samaritano aproxima-se da vítima dos salteadores e, movido pela compaixão, gasta seu tempo e dinheiro, ficando com ele na hospedaria. Paga todas as despesas e promete retribuir ao dono da hospedaria tudo o que gastasse para cuidar do homem ferido. A postura do samaritano contém o centro do ensinamento de Jesus: o próximo não é apenas alguém com quem possuímos vínculos, mas todo aquele de quem nos aproximamos.
Sentir compaixão é a chave para fazer a vontade de Deus, que ama toda a criação, por isso a campanha é um convite ao olhar solidário, aquele que revelar misericórdia e justiça, bem como vive a caridade social para o bem comum.

A Campanha| Realizada desde 1962 pela Igreja Católica no Brasil, sempre na quaresma – preparação para a vivência da Páscoa (ressurreição de Jesus), como uma forma que a Igreja Católica no Brasil encontrou de vivenciar a Quaresma. Há cinco décadas a Campanha (CF), coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe temas que apontam para a necessidade de compromisso do cristão. Também propõe discussões e enfrentamento dos problemas que afetam os pobres: precariedade da saúde, do trabalho, educação, moradia, políticas públicas, entre outros já foram foco da CF. “A CF anuncia a importância de não se separar a conversão do serviço à sociedade e ao planeta”, conforme a CNBB. A cada ano, um tema é destacado, assim a Campanha da Fraternidade já refletiu sobre realidades muito próximas dos brasileiros: família, políticas públicas, saúde, trabalho, educação, moradia e violência, entre outros temas.

Sem comentários

Deixe uma resposta