Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Cuidados com a saúde da voz começam com hábitos diários

Cuidados com a saúde da voz começam com hábitos diários

A falta de cuidados com a saúde da voz contribui para o desenvolvimento do câncer de laringe.

No próximo dia 16, é comemorado o Dia Mundial da Voz com objetivo de chamar a atenção da população para a preservação da voz, como parte dos cuidados com a saúde e a necessidade estar atento  aos sinais e sintomas para o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe.

De acordo o Instituto Nacional de Cancer (INCA), o câncer de laringe ocorre predominantemente em homens acima de 40 anos e é um dos mais comuns entre os que atingem a região da cabeça e pescoço. Representa cerca de 25% dos tumores malignos que acometem essa área e 2% de todas as doenças malignas.

O Fonoaudiólogo, Caio Gregori, que atua no NASF Cidade Tiradente, orienta que as alterações vocais podem aparecer em qualquer faixa etária da vida e que o paciente deve estar sempre alerta para os sintomas, para realizar o tratamento devido.

“Os sintomas como perda frequente da voz, rouquidão e falhas podem indicar algumas doenças como nódulos vocais, conhecidos como calos nas cordas vocais, polipos, entre outros. A rouquidão é um importante sinalizador de outras doenças como o câncer de laringe, especialmente, quando se perdura a mais de 15 dias. E ao apresentar esses sintomas deve-se procurar um médico para diagnóstico e fonoaudiólogo para o tratamento.”, sinaliza o profisional.

Por isso, é muito importante adotar medidas básicas que ajudem a preservar a saúde da voz, como:

  • Pare de fumar e evite o tabagismo passivo;
  • Evite o consumo de bebida alcóolica;
  • Ao usar muito a voz, beba alguns goles de água (em temperatura natural), manter as pregas vocais hidratadas diminui as chances de lesões;
  • Fale sem esforço e articule bem as palavras, abrindo bem a boca para amplificar os sons;
  • Evite falar por longos períodos em ambientes ruidosos;
  • Alimentos pesados, cafeína, leite, bebidas gasosas e chocolate não devem ser consumidos antes de utilizar a voz continuamente, prefira alimentos leves e água;
  • Tenha o hábito de comer maçãs, pois é um alimento adstringente e limpa o trato vocal, além disso, sua mastigação fortalece o a musculatura responsável pela articulação das palavras.

Prevenção e Tratamento| 

Na APS Santa Marcelina, alguns serviços especializado contam com Fonoaudiólogo, que integra e apoiam as equipes multiprofissional. Em Unidades de Estratégia de Saúde de Família (ESF), por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Familia (NASF) são ofertadas ações voltadas à saúde da população e grupos de orientação. E para acessar o serviço, o usuário deve procurar a Agente Comunitáro e nas UBS Tradicionais passar em consulta médica.

Nos serviços especializados como o Centro Especializados em Reabilitação (CER) Jardim Campos e Camargo Novo são realizadas atendimentos à pacientes com deficiência física e intelectualavaliações específicas, avaliação compartilhada com equipe multiprofissional, atendimentos terapêuticos individuais, agrupamentos e grupos de forma compartilhada com demais categorias.

Sem comentários

Deixe uma resposta