Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

COVID-19| Cuidados com a hipertensão devem ser redobrado

COVID-19| Cuidados com a hipertensão devem ser redobrado

No próximo dia 26, será celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, com objetivo de alertar a população para os cuidados com a saúde e adotar medidas que ajudam a evitar a doença.

A hipertensão arterial ou pressão alta (PA) acontece quando os valores das pressões ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). Os fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença são o consumo excessivo de sal e temperos industrializados, bem como o tabagismo e o sedentarismo.

Como a doença é silenciosa (não manifesta sintomas) é importante medir a pressão pelo menos uma vez ao ano, a partir de 40 anos de idade. E aqueles que já tem pressão alta devem realizar tratamento e acompanhamento adequados, com a finalidade de evitar eventos cardiovasculares como acidente vascular cerebral, infarto do coração, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

Mas como prevenir ou controlar a hipertensão na pandemia COVID-19?

Os cuidados para prevenir a PA devem ser adotados, diariamente, com medidas saudáveis que ajudam a evitar maiores agravos à saúde. As principais medidas são prática de exercícios físicos por, pelo menos, 150 minutos na semana e alimentação saudável e com pouco sal. As pessoas que já têm PA devem, além disso, tomar os seus medicamentos todos os dias e conforme a prescrição do médico.

Diante da pandemia do novo coronavírus, as pessoas com PA correm o risco de agravamento da doença e devem redobrar os cuidados com a saúde. De acordo com relatórios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS), os riscos para hipertensos são maiores e essa população está entre os principais alvos de complicação pelo novo coronavírus.

Para auxiliar nos cuidados à saúde, além das medidas de proteção a COVID-19, a população pode adotar algumas outras dicas que ajudam na prevenção e controle da pressão alta. Entre os cuidados prioritários, o usuário hipertenso deve guardar seus medicamentos em local seco e ventilado e tomá-los, diariamente, sem falta. Além disso, realizar o acompanhamento de sua saúde em um serviço de saúde, que conta com atividades e programas terapêuticos para melhorar sua qualidade de vida.

Procure a UBS.

Durante a situação de emergência epidemiológica, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão abertas e atendendo a toda a população. Os pacientes que têm situação de saúde estável estão recebendo orientações de sua equipe de saúde a respeito do melhor local de atendimento para o seu caso. Caso não seja contatado por sua equipe, mantenha seus acompanhamentos normalmente.

Os usuários que apresentarem quadro de saúde instável, como dor no peito ao fazer esforço, falta de ar, dificuldade na fala, perda de força em um lado do corpo, febre que não melhora com analgésicos devem se dirigir, imediatamente, ao serviço de saúde mais próximo de sua casa para receber atendimento.

Na Zona Leste da cidade de São Paulo, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da APS Santa Marcelina ofertam atendimento para os usuários hipertensos escolhendo, caso-a-caso, a melhor modalidade de atendimento para esses pacientes, com a finalidade de reduzir exposições desnecessárias ao vírus e, ao mesmo tempo, continuar ofertando cuidado oportuno a essa clientela com atuação das nossas equipes multiprofissionais compostas de agente comunitário de saúde, farmacêutico, nutricionista, psicólogo, profissional de educação física, fisioterapeuta, assistente social, fonoaudiólogo, dentista, enfermeiro e médico.

 

Sem comentários

Deixe uma resposta