Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Como proteger sua família e comunidade do COVID-19

Como proteger sua família e comunidade do COVID-19

Medidas de limpeza e cuidados à saúde, voltadas a comunidade vulnerável podem ajudar na proteção de famílias e pessoas em riscos.

Com o avanço do COVID-19, os brasileiros foram orientados a tomar os cuidados básicos para evitar o contágio da doença em todo o país. Entre as orientações mais recomendadas, o uso de álcool em gel e a lavagem das mãos com água e sabão, tornou se rotina na vida da população. 

Mas com o aumento dos casos, outras medidas mais radicais foram anunciadas, como o isolamento mais intenso das famílias e o alerta para que a população fique em casa e evite aglomerações, a fim de prevenir a disseminação do vírus, protegendo seu familiares, principalmente aqueles com perfil de risco e que apresentam sintomas de doenças respiratórias, causando impactos economicos e sociais na sociedade, principalmente nas famílias que residem em comunidades vulneráveis como favelas e ocupações.

Com excesso de informações, algumas recomendações acabam não sendo adequada a realidade dessa população, que não conta com infraestrutura necessária para lidar com essa crise global da saúde.

Mas como reduzir os riscos de contaminação e a circulação do vírus nas comunidades?

Como parte da dinâmica familiar, algumas casas contam com quatro ou mais membros em pequenos cômodos, por vezes irregulares e abafados, impossibilitando minimizar o contato pessoal ou aglomerações. Entre o perfil dos membros da famílias estão crianças, pessoas idosas, adoecidas ou até em situação de risco.

Em algumas realidades, a fonte de renda é unitária e na maioria das vezes informal, fazendo com que “evitar de sair de casa” não seja possível, devido as necessidades básicas para o sustento da família, supridas por essa fonte de renda. Diante dessa necessidade, o responsável precisa se deslocar, diariamente, utilizando transporte público em horários de pico e realizar tarefas de contato ou de cuidado, como por exemplo profissionais de saúde, evitando, assim o distanciamento ou isolamento social.

O que fazer, então?

Diante da pandemia, a comunidade precisa estar atenta as orientações governamentais e das equipes de saúde, buscando adaptar a sua realidade e colocar em prática dicas simples que podem ajudar a proteger a todos. 

E para reforçar as orientações básicas de auxílio às famílias e toda comunidade, abaixo, é possível conhecer alternativas simples de proteção e de cuidados à saúde:

Sem comentários

Deixe uma resposta