Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

COMBATE A VIOLÊNCIA À MULHER É TEMA ABORDADO NA UBS JARDIM MAIA

COMBATE A VIOLÊNCIA À MULHER É TEMA ABORDADO NA UBS JARDIM MAIA

Profissionais simulam atos de violência contra a mulher e reproduzem depoimento de vitimas

As Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) da UBS Jardim Maia, em São Miguel, realizaram no dia 27 de agosto, um teatro “Violência Doméstica também é problema seu”, em alusão ao Agosto Lilás, uma campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher que envolve secretarias municipais e estaduais e, sobretudo, as escolas do país.

Caracterizadas, as ACSs buscaram retratar os abusos vivenciados pelas mulheres e orientar as usuárias sobre os caminhos a serem tomados nestes casos, bem como sensibilizar a toda a população em prol do combate à violência. De acordo com a Unidade, a ação teve como objetivo fortalecer o empoderamento das mulheres e demonstrar que a violência contra a mulher não tem desculpas e sim consequências.

Durante a ação, cerca de 80 usuários participaram da ação, que reforçou a necessidade de denunciar qualquer situação, compartilhar as informações e procurar serviços de referência e apoio à vítima. O trabalho também resultou em um vídeo de apoio para a ação. “Precisamos reforçar as informações para deixar a população cientes sobre a luta pelos seus direitos e igualdade entre os gêneros”, comentou uma das agentes comunitária.

Prevenção e Combate| De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Brasil ocupa hoje o 5º lugar no mundo no ranking de violência doméstica. Na zona leste de São Paulo, desde 2014, as equipes da APS Santa Marcelina têm recebido capacitação, por meio do projeto de prevenção da violência doméstica contra as mulheres e o Grupo de Enfrentamento da Violência Doméstica (GEVID). O projeto é uma iniciativa do Ministério Público e a Secretaria Municipal a fim de contribuir para o combate à violência doméstica, a partir das equipes de saúde. O projeto está nas regiões de Cidade Tiradentes e Guaianases e em breve será ampliado para as equipes do Itaim Paulista.

Sem comentários

Deixe uma resposta