Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

Vacinação contra a gripe começa na segunda-feira (23)

Vacinação contra a gripe começa na segunda-feira (23)

Começa nesta segunda-feira, 23 de março, a Campanha de Vacinação contra a gripe (influenza H1N1) em toda a cidade de São Paulo para os grupos prioritários.

A ação será dividida em três etapas:

  • Inicialmente, serão imunizadas todas as pessoas com idade a partir dos 60 anos e profissionais da saúde.
  • Na segunda etapa, a partir do dia 16 de abril, os professores, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento. A partir do dia 9 de maio a vacinação estará voltada a crianças na faixa etária dos 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.
  • O dia “D” de mobilização nacional de vacinação contra a Influenza será no dia 9 de maio. A campanha está prevista para seguir até o dia 22 de maio.

A influenza é uma doença infecciosa febril aguda, com maior risco de complicações em alguns grupos vulneráveis, que pode evoluir para formas mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e até a morte.

As doses estarão disponíveis nas 468 Unidades Básicas de Saúde da capital, que montará salas especiais para atender os idosos, já que a orientação é para que eles permaneçam em casa devido ao coronavírus. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também organiza, por meio das visitas feitas pelas equipes de Estratégias Saúde da Família (ESF), a vacinação extramuros e em domicílio, para os casos prioritários.

A orientação para os profissionais que farão parte da campanha é que seja feita uma triagem antes da vacinação, orientando quanto às precauções e principalmente identificando sintomáticos respiratórios, para que seja oferecida a máscara cirúrgica e o seu atendimento seja priorizado durante a vacinação.

A vacinação contra a Influenza não protege contra o coronavírus, mas vai auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico do COVID-19, ao descartarem os outros tipos de gripe na triagem, pelo histórico vacinal.

Fonte: SMS/SP

Sem comentários

Deixe uma resposta