Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

APS Santa Marcelina completa 23 anos de assistência.

APS Santa Marcelina completa 23 anos de assistência.

Pioneira na implantação de equipes de saúde na zona leste de São Paulo, a APS Santa Marcelina irá comemora mais um ano de assistência com celebração católica e presença de usuarios e colaboradores.

Nesta segunda feira (15), a Atenção Primária à Saúde (APS) Santa Marcelina completa 23 anos de implantação das primeiras 27 equipes de Saúde da Família, na zona leste do município de São Paulo em 1996, por meio do Projeto QUALIS, uma parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, tendo como base o Programa Saúde da Família, implantado no país desde 1994.

E para celebrar essa trajetoria, será celebrada uma Missa em Ação de Graças com a presença de colaboradores e usuários dos serviços. A celebração terá como tema o fortalecimento das políticas de públicas, assunto tratado pela Campanha da Fraternidade deste ano.

O evento é aberto a toda comunidade e acontecerá no dia 22 ( segunda feira) às 18h na Creche Santa Marcelina, em Itaquera. A estimativa é de aproximadamente 400 convidados.

“Será um momento especial pós Páscoa, queremos agradecer à Deus pela maravilhas que Ele tem nos confiado com esse trabalho. Temos muitos avanços aqui na zona leste, que fortalecem a nossa maior política pública, o SUS.”, sinalizou Ir. Monique Bourget, Diretora da APS.

Sobre a APS Santa Marcelina

As primeiras equipes foram implantadas em 9 Unidades em regiões de Cidade Tiradentes- UBS Barro Branco e UBS Dom Angélico; Itaquera- UBS Jardim Copa; Guaianases- UBS Jardim Fanganielo; Itaim Paulista- UBS Parque Santa Rita; Penha- UBS Vila Guilhermina; Ermelino Matarazzo- UBS Costa Melo; e Aricanduva- UBS Vila Formosa. Outro destaque foi a implantação de equipes de saúde bucal nas UBS com PSF, em 1998.

Nos anos de 2000 a 2002, com 24 Unidades e 98 equipes, a instituição acompanhou a municipalização, passando a contar diretamente com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). E desde 2015, tem concentrado suas atividades nas regiões de São Miguel, Itaim Paulista, Itaquera, Guaianases e Cidade Tiradentes, por meio de Contratos de Gestão, somando 124 serviços de saúde de diferentes modalidades assistenciais e uma cobertura de quase 2 milhões de pessoas e 7 mil colaboradores.

Na ESF, somam se 253 equipes divididas em 48 Unidades, matriciadas por 25 equipe multidisciplinar NASF, que acompanham quase 1 milhão de pessoas e promovem intervenções no território sob as questões ambientais com apoio do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS).

Nesta importante trajetória, o Santa Marcelina tem fortalecido nesse território, o ensino das graduações de enfermagem e medicina como também as pós-graduações e especializações de modalidade de residência. Mas o foco principal desses últimos tempos tem sido de melhorar a comunicação e a regulação entre os serviços, incluindo os hospitais da região para que a população se sinta cada vez melhor cuidada e acompanhada.

Sem comentários

Deixe uma resposta