Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

APAs participam de capacitação

APAs participam de capacitação

No mês dedicado ao Meio Ambiente, a equipe de referência do Programa Ambiente Verdes Saudáveis se reuniu no dia 21 de junho no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da CRS Leste para o III Encontro de Formação PAVS e PSE.

Sob o tema “Programa Saúde na Escola” (PSE), o encontro teve como objetivo qualificar a atuação da equipe de referência do PAVS nessa interface, que trabalha a saúde das crianças e adolescentes em idade escolar nas Escolas da Rede Municipal de Educação. No período da manhã, foram realizadas palestras com as presenças da interlocutora do Programa na CRS Leste, Camila Bortoluci, do Gestor Local de São Mateus, Sandro Nicodemo, e da Pedagoga e Especialista em Educação Ambiental, Sandra Santos. Além das palestras, aos Agentes de Promoção Ambiental (APA) participaram de uma oficina de discussão de caso, onde as equipes tiveram a oportunidade de pensar em estratégias para atuar em cada situação apresentada nas escolas do território.

Ainda durante o encontro, foram realizadas exposições de trabalhos regionais: Em Itaquera, foram apresentadas atividades ligadas a importância da alimentação saudável e o cuidado com os animais sinantrópicos; Em Cidade Tiradentes, a experiência na abordagem do combate ao Aedes Aegypti com as crianças, por meio da metodologia de jogo de tabuleiro, que segundo o Gestor Local Almir Amorim, tem tido mais êxito no uso dessa metodologia para sensibilizar as crianças do que a tradicional abordagem de palestras e projeções de vídeos. Na região de Guaianases, a equipe mostrou que saúde e educação ambiental não se faz apenas com as crianças maiores. Elas compartilharam com a equipe um esquete em que de maneira muito bem-humorada e participativa convida as crianças das CEI (01 a 04 anos) a não jogar “lixo” na natureza e cuidar bem da higiene para evitar doenças.

Outra experiência que teve como mote o combate ao Aedes foi trazida pela equipe de referência do PAVS de São Miguel Paulista. Na UBS Nitro Operária foi desenvolvido em parceria com a Escola Estadual Professor Dário de Queirós o projeto Caçadores Mirins: nos passos do Aedes. Nesse projeto os profissionais de saúde da UBS formaram “agentes mirins”. Juntos e devidamente equipados, realizaram vistorias nas casas ao redor da escola buscando encontrar e eliminar possíveis criadouros do mosquito. Os proprietários das residências livres de criadouros eram laureados com o “Selo de qualidade” que certificava as boas práticas encontradas pelos minis agentes.

Essas experiências são vivenciadas a partir da formação promovida para os APAs em encontros bimestrais que visam aprofundar questões de saúde ambiental, conhecer os programas de promoção de saúde da SMS e as técnicas de abordagem para qualificar a atuação do profissional nos territórios e com as equipes das UBS.

“ Com esses encontros formativos percebemos que os APAs vêm ficando cada vez mais qualificados e integrados às suas respectivas unidades, colaborando assim para que a população tenha a sua disposição um serviço de saúde focado na promoção da saúde com excelência característica da Atenção Primária”, destaca o gestor regional de meio ambiente, Jefferson Rodrigues.

Fonte: Comunicação APS

Sem comentários

Deixe uma resposta