Coordenação - (11) 2344-4600

comunicacao@aps.santamarcelina.org

Coordenação APS

Rua Harry Dannenberg, 276

Redes Sociais

58 anos do Hospital Santa Marcelina

58 anos do Hospital Santa Marcelina

Principal referência em alta complexidade na zona leste celebrou 58 anos de missão.

Localizado em Itaquera, zona leste da cidade de São Paulo, o Hospital Santa Marcelina iniciou a suas atividades no dia 05 de agosto de 1961, pelas Irmãs Marcelinas que inicialmente adquiram a Chácara Santo Antônio, onde realizaram atividades de lazer e ações comunitárias com alunas do Colégio de Perdizes.

O hospital atuava com 150 leitos, laboratórios de análises clínicas, sala de radiologia, sala de cirurgia, de parto e uma pequena emergência, corpo clínico de sete médicos e 30 colaboradores- incluindo 16 religiosas, entre elas Ir. Giuseppina Raineri, Médica Pediatra.

Ao longo dos anos, com o crescimento populacional da região leste, o Hospital Santa Marcelina foi ampliando seus serviços e estrutura, atualmente é o maior serviço de saúde da Zona Leste de São Paulo, é um dos quatro hospitais de grande porte da cidade e realiza diariamente o atendimentos de 10 mil pessoas.

Filantrópico, mantém 87% de seu atendimento dedicado ao SUS, sendo mais de 700 leitos, além de atendimentos particulares e convênios, com um quadro funcional com mais de 3,5 mil profissionais, com aproximadamente 800 médicos. 

O hospital conta com completo Centro de Diagnóstico por Imagem, com ressonância magnética, tomografia, mamografia, medicina nuclear e hemodinâmica. Dispõe de banco de sangue próprio. É referência em transplantes de medula óssea e de rim e está capacitado para transplantes de coração, fígado e córnea e constitui um dos quatro Plantões Controladores Universitários de São Paulo, instituídos pela Secretaria Estadual de Saúde e implantados para o atendimento dos casos de alta complexidade.

Para o aperfeiçoamento dos profissionais, o Santa Marcelina desenvolve 42 programas de residência médica, incluindo Medicina de Família e Comunidade e internato para os alunos do curso de medicina da Faculdade Santa Marcelina.

REDE DE SAÚDE SANTA MARCELINA

Diante de sua importante atuação, o hospital conta com parcerias importantes que contribuem para assistência à população e fortalecimento do SUS na região.

Desde 1998, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, realiza a gestão de dois hospitais (Itaim Paulista e Itaquaquecetuba) e o Ambulatório Médico de Especialidades – AME. No munícipio de São Paulo, em 2007 se tornou pioneira em iniciar a gestão por meio de Organização Social e atualmente conta com dois contratos de gestão, em parceria com a Prefeitura da Cidade de São Paulo, sendo responsável pela execução e administração de serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) em cinco regiões da zona leste e um total de 125 serviços. Além disso, gerencia o Hospital Municipal de Cidade Tiradentes, também em parceria municipal.

Outro destaque é a sua referência no diagnóstico, tratamento e reabilitação em Oncologia Pediátrica, em parceria com a TUCCA – Associação para Crianças e Adolescentes. Por meio da assistência com qualidade de ponta, o ambulatório oferta à centenas de crianças e adolescentes com câncer um tratamento digno e a possibilidade de alcançar todas as chances de cura possíveis com qualidade de vida.

Fora de São Paulo, o Santa Marcelina gerencia há mais de 40 anos atividades em Rondônia, o Hospital Santa Marcelina, em Porto Velho, se tornou referência na promoção de cuidados em saúde relacionados a processos de reabilitação física e outras deficiências, oferecendo em sua oficina ortopédica, próteses e outros meios auxiliares de locomoção para pacientes carentes.  E desde no ano passado, passou a atuar na cidade de Sapezal, no Mato Grosso, a frente do Hospital e Maternidade Renato Sucupira.

Sem comentários

Deixe uma resposta