Notícias

Formatura: 2,5 mil bebês são formados pelo Grupo de Aleitamento na APS

São Paulo - 11/10/2017

Duas vezes por ano, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Atenção Primária à Saúde (APS) se transformam em auditório de formatura. Os formandos, vestidos a caráter com beca e capelo, são bebês de seis meses de idade que participaram com as mães do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo (GAAME).

A formatura, mais que uma cena fofa, retrata uma importante conquista: o desenvolvimento saudável desses bebês como resultado do Aleitamento Materno exclusivo e em livre demanda (quando o bebê mama no momento em que sente vontade).

Criado para orientar as mães sobre os cuidados com os bebês, trocar experiências e incentivar sobre o aleitamento, o GAAME é aberto à participação de todas as mães de recém-nascidos, mesmo que não sejam atendidas na unidade, mas que comprovem, por meio do desenvolvimento saudável do bebê, o aleitamento exclusivo. Em 2016, participaram do GAAME 2.504 recémnascidos. Além do aleitamento, são debatidos nas reuniões temas como: acidentes domésticos, primeiros socorros, morte súbita, desmame precoce, massagem, banhos de ofurôs, entre outros.

Ao longo do semestre, também são realizadas sessões de fotos temáticas dos bebês, apresentadas durante a formatura, que é também um estímulo para que as mães participem do grupo (confira imagem à esquerda). “O GAAME é uma roda de discussão que permite com que as mães conversem com uma equipe multiprofissional, esclarecendo quaisquer tipos de dúvidas. É um trabalho diferenciado que ajuda a criar o vínculo emocional da mãe com o bebê na hora do aleitamento, pois ela tem muito apoio e incentivo para manter a amamentação. É uma iniciativa muito importante na atenção primária, que ajuda a evitar o desmame precoce e fazer com que esses bebês tenham todos os benefícios da amamentação", explica a gerente da UBS Jardim São Carlos, Ana Maria Pinho de Freitas. 

Fonte: Conexão Santa Marcelina


Galeria de Fotos: clique na imagem para ampliar


|