Notícias

INCLUSÃO: CER Guaianases é referência em reabilitação visual

São Paulo - 5/5/2017

Entre os serviços de reabilitação ofertados pela APS Santa Marcelina, está o Centro Especializado em Reabilitação (CER), um serviço de reabilitação destinado a pessoas com deficiência visual, intelectual, auditiva e física.

Na região de Guaianases, o CER presente na UBS Jardim São Carlos é referência no atendimento à pacientes com deficiência visual e auditiva para as regiões de Itaquera, São Mateus, Cidade Tiradentes e Guaianases e conta com uma equipe multiprofissional composta por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicóloga e assistente social.

Por ser uma referência na assistência a pessoa com deficiência visual, desde fevereiro o serviço iniciou um importante trabalho com os pacientes, o Treino de Orientação e Mobilidade em ambientes externos, afim de promover a independência dos usuários nas localidades próximas às suas residências e em locais públicos de escolha dos pacientes.

Além dos treinos em ambientes externos, a equipe recentemente iniciou também os treinos de atividades de vida diária, utilizando a Copa da Unidade para os treinamentos. Segundo a Coordenadora do CER, Natalia, os treinamentos ajudam o paciente a ter maior autonomia e independência “os treinos tem como objetivo o resgate da autoestima, a valorização do indivíduo com deficiência visual e a retomada de funções rotineiras”, destaca a Coordenadora.

De acordo, ainda, com a coordenadora, história de superação são presentes a cada treinamento “temos uma paciente que manifestou à vontade em voltar a fazer café sozinha, pois sempre dependia de alguém para fazer o seu café. Mas devido o cuidado excessivo do esposo ainda não tinha segurança. Após o marido realizar acompanhamento com a psicóloga do serviço, a paciente conseguiu fazer o café pela primeira vez, bem como dar início as atividades simples no dia-a-dia de forma independente, com apoio do treinamento orientado pela equipe”.

Ainda, como parte dos treinamentos, o serviço conta com a parceria da CPTM na Estação de Trem de Guaianases, onde a equipe utiliza as instalações da estação para realizar os treinamentos. Na estação os paciente e profissionais de saúde são acolhidos por funcionários da companhia para explicações gerais e para conhecer as dependências da estação. A intenção foi, ainda, utilizar vagões disponíveis para que os pacientes pudessem se deslocarem entre as estações com apoio de funcionários da companhia, desta maneira estimular a autonomia e reinserção social. Essa ação ocorreu em dias programados.

Os treinos estão sob orientação de uma assistente social, uma fisioterapeuta e uma terapeuta ocupacional. Ainda de acordo com a equipe do serviço a promoção de qualidade de vida e bem-estar do paciente, também faz parte dessa proposta.

O atendimento em reabilitação visual é recente nos serviços de saúde da Prefeitura Municipal de São Paulo, iniciando sua estruturação em 2016. No CER Guaianases, esse trabalho seguirá durante todo o ano nos grupos oferecidos pelo serviço, inclusive o de Orientação e Mobilidade do serviço.

Fonte: Comunicação APS


Galeria de Fotos: clique na imagem para ampliar


|